Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/114
Title: Análise da qualidade de vidas em adolescentes e jovens com síndrome pré-menstrual atendidas no ambulatório do Instituto De Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)
Authors: LEMOS, Leandro de Lyra
RODRIGUES, Matheus Bruno Cursino
NASCIMENTO, Renato Henrique Gomes Alves do
Keywords: Adolescente,
Saúde integral do adolescente
Saúde do jovem
Síndrome pré-menstrual
Qualidade de vida
Issue Date: 2014
Abstract: Disfórica pré menstrual), seus sintomas mais comuns e se a SPM e SDPM afeta a qualidade de vida de adolescentes e jovens. Método: foi realizado um estudo de corte transversal com componente analítico, nos ambulatórios de ginecologia e hebiatria do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) no período de agosto de 2013 a julho de 2014. Forram entrevistadas 120 adolescentes e jovens de 15 a 24 anos e aplicado dois questionários: um para avaliar as condições socioeconômicas e o diagnóstico da SPM e outro especifico (PedsQL™ v.4.0) para avaliar a qualidade de vida. Os dados foram digitados e analisados nos programas EPI INFO v.3.5.3 e Stata. Resultados: Dentro das características clínicas, foi observado que 55,8% das adolescentes e jovens entrevistadas eram sexualmente ativas e 20% já tinham engravidado ao menos uma vez. Além disso, 75,8% consideram ter SPM. A comparação dos escores da qualidade de vida entre as adolescentes e jovens com e sem SDPM mostraram que as adolescentes e jovens com a SDPM apresentaram escores de qualidade de vida mais baixos em todos os domínios quando comparadas àquelas sem SDPM, indicando que a SDPM afeta significativamente a qualidade de vida (p<0,001 e p = 0,005). Conclusão: A frequência de SPM e SDPM é alta e afeta a qualidade de vida de adolescentes e jovens atendidos em um hospital de ensino.
Description: Relatório do Projeto de pesquisa apresentado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq/IMIP) realizado no período de Agosto de 2013 à Julho de 2014. Orientadora: Ariani Impieri de Souza Co-orientadora: Tania Moisa da Silva Marinho
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/114
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - PIBIC - Renato Henrique Gomes.pdf394.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.