Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1143
Título: Relação entre anorexia nervosa com transtorno dismórfico corporal e imagem corporal: uma revisão sistemática da literatura
Título(s) alternativo(s): Anorexia Nervosa and Body Image: a systematic review of the literature
Autor(es): CORREIA, Maria Eduarda Teixeira
MAIA, Renata Teti Tibúrcio
Palavras-chave: Imagem corporal
Anorexia nervosa
Percepção
Insatisfação.
Data do documento: 2021
Resumo: Resumo A auto percepção do peso é um aspecto importante da imagem corporal, pois reflete insatisfações e preocupações quanto ao tamanho e formas corporais além de estar associada a busca pelo padrão do corpo ideal. Com objetivo de descrever quais fatores se relacionam a modificações na percepção da imagem corporal em indivíduos com anorexia nervosa. Foram consultadas as bases de dados Medline via PubMed, SciELO, Web of Science, Portal BVS, no período de 2015 a 2021. A insatisfação corporal está correlacionada com o desfecho dos transtornos alimentares, mas seu impacto é mediado pelo impulso para a magreza, mais especificamente, mostrou que o impulso para a magreza mediou a relação entre a insatisfação corporal e os transtornos alimentares. Entre os fatores mais relacionados na modificação da percepção da imagem corporal apontou a restruturação cognitiva, déficit na interação multissensorial, sintomas de ansiedade e depressivos. Palavras-Chave: imagem corporal, anorexia nervosa, percepção, insatisfação.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1143
Aparece nas coleções:Psicologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.