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http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1146
Título: | “Meu filho, meu mundo”: análise fílmica à luz da teoria winnicottiana sobre o autismo |
Autor(es): | ATAÍDE, Luana Souza Ramos de RAMALHO, Maria Gabriela Medeiros VASCONCELOS, Fernanda Gomes |
Palavras-chave: | Winnicott Autismo Relação mãe-bebê Meu filho, meu mundo |
Data do documento: | 2021 |
Resumo: | RESUMO Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), o transtorno do espectro autista é caracterizado por déficits na comunicação e interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento. A partir do viés psicanalítico, o autismo é o retrato da não instauração de algumas estruturas psíquicas. O presente trabalho partiu da perspectiva de Winnicott, para a qual se faz necessário uma relação suficientemente boa entre mãe-bebê para a criança se constituir como sujeito. Este estudo tratou-se de uma análise fílmica qualitativa, utilizando-se do método da análise de conteúdo de Bardin (2011), para analisar os impactos da relação mãe-bebê no desenvolvimento psíquico de uma criança autista. A investigação utilizou-se da produção cinematográfica “Meu filho, meu mundo” (1979) e abordou conceitos winnicottianos tais como mãe suficientemente boa, ambiente facilitador e o desenvolvimento psíquico. A partir desta análise, é sugerido que a construção de um ambiente facilitador é capaz de promover uma melhora no quadro autístico, além de favorecer a dinâmica familiar e a capacidade de interação do indivíduo no espectro com o meio. Palavras-chave: Winnicott; autismo; relação mãe-bebê; “Meu filho, meu mundo”. |
Descrição: | Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde. |
URI: | http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1146 |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
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