Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1151
Title: Comparação de estratégias terapêuticas em pacientes idosos diabéticos e não diabéticos internados com infarto agudo do miocárdio sem supradesnivelamento do segmento ST no serviço de cardiologia de hospital público de referência
Authors: CURSINO, Daniel Tenório
CAVALCANTE, João Vitor Romeiro de Paula
BICHLER, Lucas de Oliveira Santos Bichler
GARCIA, Jéssica Myrian de Amorim
Keywords: Cardiologia
Geriatria
Idoso
Infarto do miocárdio
Complicações do diabetes.
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO OBJETIVOS: Comparar as estratégias terapêuticas entre idosos diabéticos e não diabéticos internados com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio sem supradesnivelamento do segmento ST (IAM SSST). METODOLOGIA: Estudo observacional transversal. Obteve-se através da análise de prontuários de 97 pacientes ≥60 anos, internados na enfermaria de cardiologia de hospital na cidade do Recife, entre o período abril 2018 a abril 2019, com IAM SSST e que tinham informação sobre DM ou não DM. Para as comparações das variáveis qualitativas entre DM x Não DM foi aplicado o teste Qui-Quadrado de Pearson. O teste t-Student foi utilizado nas comparações das variáveis quantitativas. RESULTADOS: Na amostra, 51,4% eram homens e a idade média 71,8 anos (61 a 89 anos). Diagnóstico de hipertensão em 88,9% e DM em 63,9% dos pacientes. A estratificação foi realizada pelo CATE em 86,5% dos pacientes. Na amostra estudada, a revascularização miocárdia foi realizada em 20% e angioplastia em 33,7%. O tratamento medicamentoso como única opção terapêutica esteve presente em 46,3%. Comparado o gênero entre os pacientes diabéticos ou não e observou-se uma maior frequência de mulheres (62,9% e 77,1%), p valor < 0,001. Quanto à Fração de Ejeção do Ventrículo Esquerdo (FEVE), entre os pacientes estudados, não houve significância estatística quando comparado os pacientes com diabetes ou não (média FE respectivamente 52,15 e 53,77), p= 0,57. A comparação entre a estratégia invasiva e a opção terapêutica não mostrou diferença entre aqueles com diagnóstico de diabetes ou não. Avaliado os desfechos (alta, transferência ou óbito), constataram-se taxas semelhantes entre os dois grupos. CONCLUSÕES: Segundo a amostra estudada, idosos com diagnóstico de IAM SSST diabéticos e não diabéticos foram submetidos à estratégia invasiva com a mesma frequência. Quandoavaliado a opção terapêutica e os desfechos entre esses dois grupos também não se observou diferença significativa. Palavras-chave: cardiologia, geriatria, idoso, infarto do miocárdio, complicações do diabetes.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1151
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.