Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1153
Título: O rap como forma de expressão do sofrimento psíquico: uma análise do videoclipe AmarElo
Autor(es): SILVA, Camilla Máximo Soeiro
VASCONCELOS, Fernanda Gomes
Palavras-chave: Videoclipe
AmarElo
Rap
Sofrimento psíquico
Data do documento: 2021
Resumo: Este estudo convoca um olhar ainda mais aprofundado sobre a relevância do rap nacional ao refletir sobre outros de seus impactos nas periferias. As letras, além de denúncias, podem promover desabafos, elaboração psíquica e linguagem, o que Brown – vocalista do grupo Racionais MC’s, grupo de maior relevância no cenário do rap nacional – chamou de “protesto de auto estima”, segundo Hinkel et. al. (2011) esse movimento, constituído de significativas simbolizações e conteúdo psíquico, em sua grande maioria, está entrelaçado à angústia que permeia a existência e o sofrimento de estar inserido em uma cultura que segrega e marginaliza seus semelhantes. Através do gênero musical, elaboram sobre violência policial, sobre segregação e sobre fome, manifestam insatisfação com o governo e com preconceito, mas também dissertam sobre humilhação, raiva, ódio, amor e alegria. O rap pode, então, se tornar também uma forma de expressar sentimentos e colocar-se para fora, trazendo alívio para a dor psíquica de seus ouvintes e compositores.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1153
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O rap como forma de expressão do sofrimento psíquico.pdf191.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.