Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1157
Título: Estereótipos de morte e luto no imaginário de estudantes da área de saúde
Título(s) alternativo(s): Stereotypes of death and mourning in the imaginary of healthcare students
Estereotipos de muerte y duelo em la imaginación de los estudantes de salud
Autor(es): AGUIAR, Mariana Valentim
SILVA, Rebeca Manuela Lima da
BARBOSA, Jèfte Fernando Amorim
BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes
Palavras-chave: Estereótipo
Morte
Luto
Data do documento: 2021
Resumo: Resumo Morte e luto são temas atravessados por estereótipos em todas as culturas e sociedades. Esse estudo buscou compreender as concepções de morte em meio a formação de estudantes de graduação na área de saúde, momento de aprendizado sobre a vida, construção da subjetividade, valores e perspectivas existenciais. Trata-se de um estudo qualitativo que entrevistou 14 graduandos de cursos de saúde, maioria do sexo feminino, idades entre 20 a 27 anos. A amostragem foi intencional e consecutiva, através da técnica bola de neve e utilizou um roteiro de entrevista semiestruturada. A partir da análise temática de conteúdo de Minayo, emergiram categorias que envolveram percepções e sentimentos das pessoas que tiveram ou não o contato com o processo de morte e morrer, bem como o enfrentamento emocional com o luto; e a necessidade da preparação dos (futuros) profissionais da área; e a influência da religião, do sofrimento e da imposição de comportamentos. Palavras-chave: Estereótipo; Morte; Luto
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1157
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estereótipos de morte e luto no imaginário de estudantes da área de Saúde.pdf190.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.