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dc.contributor.authorSOUZA, Maria Eduarda Iglésias Berardo de-
dc.contributor.authorNOVAES, Nathaly Maria Ferreira-
dc.contributor.authorZIRPOLI, Bianca Berardo Pessoa-
dc.date.accessioned2021-12-07T17:18:38Z-
dc.date.available2021-12-07T17:18:38Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1158-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A pandemia de COVID-19 teve impactos significativos na educação, aumentando os desafios enfrentados pelos professores, categoria que já lidava antes com problemas relacionados aos grandes níveis de estresse. O presente artigo objetivou analisar a saúde mental dos professores durante a pandemia de COVID-19, através de revisão sistemática de trabalhos científicos publicados durante o período, que avaliavam domínios como qualidade de vida, ansiedade, depressão, estresse, burnout e exaustão nestes profissionais. Foram obtidos 1003 artigos a partir da busca por palavras-chave, sendo que destes, nove artigos abordavam o tema proposto, sendo eles objeto de análise da revisão. Os artigos estavam distribuídos em sete países, todos por questionário, sendo dois estudos longitudinais e sete transversais. Apenas um artigo avaliou professores escolares, os demais artigos selecionados avaliaram professores universitários. Foram selecionadas as categorias de análise isolamento e suporte, crianças e família, gênero, idade, finanças e estabilidade, saúde física e sono, comparação entre grupos, questões pedagógicas. Grande parte dos participantes das pesquisas analisadas apresentaram níveis altos de depressão, ansiedade e estresse, e relataram aumento da sua carga de trabalho durante a pandemia. As populações mais sujeitas à incidência de depressão, ansiedade e estresse foram mulheres, profissionais mais jovens e indivíduos com crianças em casa. Além disso, foi encontrado que o suporte familiar e no ambiente de trabalho são fatores de proteção contra a incidência dos transtornos supracitados. Palavras-chave: Saúde Mental, Professores, COVID-19, Saúde Ocupacionalpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectSaúde ocupacionalpt_BR
dc.titleO Impacto da pandemia por Covid-19 na saúde mental dos professores: revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.title.alternativeThe nifluence of the Covid-19 pandemic in the Mental health of educadors: systematic literature reviewpt_BR
dc.title.alternativeEl impacto de la pandemia del Covid-19 en la salud mental de los profesores: revisión sistemática de literaturapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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