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Título: O Impacto da pandemia por Covid-19 na saúde mental dos professores: revisão sistemática da literatura
Título(s) alternativo(s): The nifluence of the Covid-19 pandemic in the Mental health of educadors: systematic literature review
El impacto de la pandemia del Covid-19 en la salud mental de los profesores: revisión sistemática de literatura
Autor(es): SOUZA, Maria Eduarda Iglésias Berardo de
NOVAES, Nathaly Maria Ferreira
ZIRPOLI, Bianca Berardo Pessoa
Palavras-chave: Saúde mental
Professores
COVID-19
Saúde ocupacional
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO A pandemia de COVID-19 teve impactos significativos na educação, aumentando os desafios enfrentados pelos professores, categoria que já lidava antes com problemas relacionados aos grandes níveis de estresse. O presente artigo objetivou analisar a saúde mental dos professores durante a pandemia de COVID-19, através de revisão sistemática de trabalhos científicos publicados durante o período, que avaliavam domínios como qualidade de vida, ansiedade, depressão, estresse, burnout e exaustão nestes profissionais. Foram obtidos 1003 artigos a partir da busca por palavras-chave, sendo que destes, nove artigos abordavam o tema proposto, sendo eles objeto de análise da revisão. Os artigos estavam distribuídos em sete países, todos por questionário, sendo dois estudos longitudinais e sete transversais. Apenas um artigo avaliou professores escolares, os demais artigos selecionados avaliaram professores universitários. Foram selecionadas as categorias de análise isolamento e suporte, crianças e família, gênero, idade, finanças e estabilidade, saúde física e sono, comparação entre grupos, questões pedagógicas. Grande parte dos participantes das pesquisas analisadas apresentaram níveis altos de depressão, ansiedade e estresse, e relataram aumento da sua carga de trabalho durante a pandemia. As populações mais sujeitas à incidência de depressão, ansiedade e estresse foram mulheres, profissionais mais jovens e indivíduos com crianças em casa. Além disso, foi encontrado que o suporte familiar e no ambiente de trabalho são fatores de proteção contra a incidência dos transtornos supracitados. Palavras-chave: Saúde Mental, Professores, COVID-19, Saúde Ocupacional
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1158
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