Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1179
Title: Estado nutricional e adequação calórica - proteica de pacientes neurológicos internados em uma unidade de terapia intensiva
Authors: SIQUEIRA, Maria Luiza Viana
TORRES, Ricardo Raposo Carneiro
SOUSA, Bruno Soares de
SILVA, Paola Frassinette de Oliveira Albuquerque
Keywords: Estado nutricional
Adequação calórica-proteica
Neurologia
Unidade de terapia intensiva
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO Introdução: O presente estudo teve como objetivo analisar o estado nutricional e a adequação calórico-proteica de pacientes neurológicos internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Neurológica. Métodos: estudo descritivo do tipo retrospectivo, realizada através da análise dos registros de terapia nutricional de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva Neurológica do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), durante o ano de 2019. Resultados: A amostra foi composta por 60 pacientes, com idade média de 69,47 ± 13,66 anos, o tempo de terapia nutricional enteral foi de 20,18 ± 21,98 dias, dentre os quais a maior prevalência foi de pacientes femininos (58,3%). Foi analisada a caracterização demográfica, clínica e a caracterização nutricional de pacientes neurológicos acompanhados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI); paciente com Acidente Vascular Cerebral Isquêmico + Hipertensão Arterial Sistêmica (35,2%) e os com desfecho clínico com maior percentual de alta (54,5%). Sendo também observado que a maioria dos pacientes eram eutróficos (66,1%). Conclusão: Foi possível verificar que o paciente neurológico é um paciente que possui risco nutricional , tornando-se necessário um acompanhamento nutricional adequado Palavras-chave: Estado nutricional. Adequação calórica-proteica. Neurologia. Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Description: Trabalho de conclusão de curso, como requisito para conclusão da graduação em nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1179
Appears in Collections:Nutrição



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.