Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1188
Título: Percepção das puérperas HIV positivas frente à anulação da amamentação
Autor(es): MACENA, Alanna Marquiane de Medeiros
GOMES, Mayara da Silva
BARROS, Sandra Cavalcanti Machado do Rêgo
Palavras-chave: Aleitamento materno
Período pós-parto
Infecções por HIV
Data do documento: 2014
Resumo: RESUMO Objetivo: Delinear os sentimentos das puérperas soropositivas, diante da anulação da amamentação, inseridas no Sistema Alojamento Conjunto e entender de que modo isso repercute em seu cotidiano. Métodos: estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 10 puérperas HIV positivas inseridas no Alojamento Conjunto do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Os dados foram obtidos através de um questionário semiestruturado, onde as entrevistas foram gravadas num ambiente privativo, no período de março a junho de 2012, e transcritas na íntegra para categorização dos dados. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em pesquisa do IMIP, sob o parecer n°2784. Resultados: foram encontrados os seguintes sentimentos: culpa, tristeza, angústia, medo, receio e pena, diante da anulação da amamentação e da convivência com outras puérperas não HIV positivas no Alojamento Conjunto. Conclusão: Foi percebido o desejo de amamentar, os sentimentos trazidos pela anulação e a dificuldade da adequada assistência dos profissionais de saúde perante essas puérperas. Descritores: Aleitamento materno, Período pós-parto, Infecções por HIV.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1188
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alanna marquiane - enfermagem.pdf691.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.