Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1194
Title: Simulação realística como ferramenta de ensino para assistência ao parto na graduação de enfermagem: evidências, recomendações e desafios
Authors: ALVES, João Paulo Pinheiro
LUCENA, Luana Gomes de
MARTINS, Mirella Romão
NASCIMENTO, Renata Lopes do
ROCHA, Maria Celina Matias
Keywords: Enfermagem
Treinamento por Simulação
Parto
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO Objetivo: identificar evidências disponíveis na produção científica acerca da prática de simulação realística como ferramenta de ensino para assistência ao parto na graduação de enfermagem. Métodos: estudo de revisão integrativa com abordagem qualitativa, com dados coletados por meio da busca de artigos indexados em bases de dados de literatura científica. O período de busca foi de julho a setembro de 2021. Os descritores de pesquisa foram inseridos de forma combinada com o operador booleano: Enfermagem AND Treinamento por Simulação AND Parto. Foram aplicados os filtros: Últimos 05 anos; Idiomas português, inglês e espanhol; Bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), da Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e do Centro Nacional de Informação de Ciências Médicas de Cuba (CUMED). Resultados: após leitura minuciosa e aplicação dos critérios de exclusão, foram selecionados 05 artigos como material bibliográfico desta pesquisa. Conclusões: foi possível evidenciar que a simulação realística em enfermagem vem mostrando-se uma ferramenta-chave e inovadora de aprendizado, sendo ainda pouco aproveitada no ensino da assistência ao parto, porém contribuindo de forma valiosa em diversos aspectos para o desenvolvimento das habilidades e competências de estudantes e profissionais que perpassam pelo cenário simulado voltado a Saúde da Mulher/Obstetrícia. Palavras-chave: Enfermagem, Treinamento por Simulação, Parto.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1194
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.