Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1197
Título: Leite humano com acidez titulável de até 8° DORNIC: perfil das doadoras de um Banco de Leite Humano no Recife
Autor(es): ANDRADA, Angélica
SILVA, Ingrid
HIPÓLITO, Sandra
Palavras-chave: Aleitamento materno
Leite humano
Doadora
Doação
Data do documento: 2012
Resumo: RESUMO Objetivo: Identificar o perfil das doadoras de leite humano com Acidez Titulável de até 8°D em um Banco de Leite Humano no Recife. Método: Trata-se de um estudo retrospectivo tipo corte transversal, por meio de abordagem quantitativa em Hospital de Referência do Sistema Único de Saúde do Recife. A amostra estudada foi composta por 70 doadoras. A coleta de dados foi realizada em julho de 2012, através das fichas de doadoras de leite materno, do período de maio a julho de 2012, com aplicação de questionário estruturado, analisando as variáveis biológicas, socioeconômicas e obstétricas referentes à doadora e a variável biológica referente ao bebê. Após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Os resultados foram analisados e apresentados em formas de tabelas e gráfico com suas respectivas frequências. Resultados: Foram estudadas 70 doadoras do Banco de Leite Humano (BLH) do IMIP, todas apresentaram acidez titulável até 8°D. Quanto ao Perfil Socioeconômico, 71,4% apresentavam idade entre 20 a 35 anos. 74,3% trabalhavam. 68,6% residiam em Zona Urbana. 57,1% realizaram Pré Natal em serviço público. Quanto ao estilo de vida, 52,9% ingerem café, 97,1% não ingerem bebida alcóolica, 98,5% não eram tabagistas, 100% não fazem uso de drogas ilícitas e 70% não fazem uso de medicamentos. Quanto às condições obstétricas, 64,3% doaram seu leite, enquanto 35,7% estocaram, 72,9% tiveram ganho ponderal na gestação acima de 9kg, 51,4% tiveram idade gestacional entre 38 a 40 semanas, 98,5% realizaram exames de Pré Natal, 60% não havia amamentado anteriormente, 48,6% dos bebês pesaram acima de 3000g. Devido à escassez de literatura os dados foram pouco analisados. Conclusões: É relevante que os profissionais dos Bancos de Leite Humano e principalmente, o enfermeiro conheçam o perfil da população a qual prestam assistência, a fim de realizar recomendações adequadas sobre coleta, conservação (cadeia de frios) e transporte do leite humano, com intuito de manter suas propriedades e qualidade a fim de que os bebês sejam beneficiados com as doações. Descritores: aleitamento materno, leite humano, doadora, doação
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1197
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
angélica andrada - enfermagem.pdf573.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.