Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1198
Title: Avaliação da prática do desmame da ventilação mecânica em pacientes neurocríticos no Hospital de Referência em Recife
Authors: COELHO, António Moreira Sebastiao Mendes
ALBUQUERQUE, Claudio Goncalves de
Keywords: Desmame da assistência ventilatória
Ventilação mecânica
Paciente neurocrítico
Issue Date: 2013
Abstract: RESUMO Introdução: Os tradicionais parâmetros que predizem sucesso no desmame da ventilação mecânica não podem ser aplicados para pacientes com lesão cerebral.É necessário que os profissionais de saúde tenham um conhecimento minucioso das repercussões sistêmicas e respiratórias ocasionadas pelas estratégias ventilatórias adotadas em seu serviço. Objetivo: Avaliar o processo de desmame da ventilação mecânica em pacientes neurocriticos no Hospital Pelópedas Silveira. Métodos: Analisamos através de um estudo retrospectivo, 25 pacientes neurológicos sob assistência ventilatória mecânica por mais de 24h na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de referência em Recife. Observando variáveis ventilatórias (incluindo o índice de respiração rápida e superficial – IRRS), gasométricas, de pressões máxima inspiratória (PImáx) e expiratória (PEmáx) e a escala de coma de Glasgow (ECG). Resultados: Na população estudada (76% com acidente vascular encefálico) observamos, no dia da extubação, que a PImáx, a PEmáx, IRRS e a ECG encontravam-se dentro dos valores preditivos para o sucesso no desmame (-56,7 ± 21,6;70,8 ± 35,1; 71 ± 37,5 e 8 ± 1,7; respectivamente - média ± DP). A taxa de falha na extubação foi de (14,8%). Conclusão:As práticas utilizadas na UTI do hospital estão de acordo com o que a literatura recomenda, apresentando resultados satisfatórios em relação à falha no desmame. Palavras Chaves: Desmame da assistência ventilatória mecânica, Ventilação mecânica; paciente neurocrítico.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1198
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antônio Moreira - fisioterapia.pdf217.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.