Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1199
Title: Anatomia da crossa da veia safena magna em pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico de varizes dos membros inferiores
Authors: RODRIGUES NETO, Arlindo Júlio
COSTA, Amanda Moreno Ayres da
SILVA JÚNIOR, Williams Ferreira da
LIMA, Antônio Vasconcelos
LINS, Esdras Marques
BARROS, José Welington
APPOLÔNIO, Fernanda
Keywords: Veia safena
Varizes
Insuficiência venosa
Procedimentos cirúrgicos operatórios
Anatomia
Issue Date: 2014
Abstract: RESUMO A cirurgia para tratamento da doença venosa crônica (DVC) dos membros inferiores (MMII) está entre as mais frequentemente realizadas. A crossectomia da veia safena magna (VSM) está entre as técnicas cirúrgicas mais utilizadas e envolve a dissecção da região da junção safeno-femoral (crossa da VSM). O conhecimento da anatomia dessa região é fundamental para o emprego adequado dessa técnica cirúrgica, apesar disto há poucos trabalhos têm sido publicados atualmente estudando a sua anatomia. Objetivo: Avaliar a anatomia da crossa da VSM em pacientes submetidos a crossectomia para tratamento de DVC dos MMII. Material e Métodos: Foram avaliados 147 crossas da VSM, de 117 pacientes submetidos à crossectomia da VSM para tratamento de DVC dos MMII, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no período de janeiro de 2012 a julho de 2014. Os seguintes aspectos anatômicos foram avaliados: presença e localização da veia safena assessória (VSA), número de tributárias da crossa da VSM e localização da artéria pudenda superficial externa. Resultados: A VSA foi observada em 59 (40%) crossas. O número de tributárias encontradas variou de 0 a 7 tributárias e a artéria pudenda superficial externa foi visualizada em 85 (58%) crossas, sendo a posição posterior à VSM a mais comum, ocorrendo em 54 (63,5%) destas. Conclusão: No presente estudo o número de tributárias da crossa da VSM mais frequente foram três vasos. A VSA foi ausente na maioria das crossas, quando presente a sua posição mais comum foi lateral à VSM. A APSE não foi visualizada na maioria das crossas e quando foi observada a sua posição mais comum foi posterior à VSM. PALAVRAS CHAVES: Veia safena, varizes, insuficiência venosa, procedimentos cirúrgicos operatórios, anatomia.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1199
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arlindo Júlio, Amanda Moreno, Williams Ferreira-medicina.pdf270.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.