Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/119
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCOSTA, Ariadne Celí de Albuquerque Lobo-
dc.contributor.authorBELLO, Paola Alessandra Cherubini-
dc.contributor.authorALVES, Susi Araújo-
dc.contributor.authorFALBO, Ana Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-11-29T19:31:33Z-
dc.date.available2017-11-29T19:31:33Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/119-
dc.description.abstractObjetivo: traduzir para português brasileiro, adaptar transculturalmente e validar a escala “Problem Quality Rating Scale” para avaliação da qualidade do problema na Aprendizagem Baseada em Problemas. Método: realizado estudo de validação entre outubro de 2016 e junho de 2017, por meio da tradução, retradução, revisão por painel de especialistas (validação de conteúdo) e grupo focal com estudantes (validação semântica). Obtida autorização da autora da escala. A confiabilidade da versão final foi avaliada pelo Coeficiente Alfa de Cronbach e a estabilidade pelo teste-reteste através do Coeficiente de Kappa ponderado. Resultados: na avaliação pelo painel de especialistas houve alterações de algumas palavras e sentenças seguindo o critério de consenso. Após a análise semântica a escala foi considerada inteligível e pertinente. Na verificação da confiabilidade obteve-se um Coeficiente Alfa de Cronbach de 0,90 e na estabilidade um Coeficiente de Kappa ponderado variando de 76,76% (boa concordância) a 89,71% (muito boa concordância). Na sua versão final, a escala permaneceu com os 5 fatores, 14 itens e 32 subitens. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde conforme parecer 1.740.771. Conclusões: o processo de tradução e adaptação transcultural conferiu validade e possibilita a utilização da escala para a avaliação da qualidade do problema pelos estudantes na Aprendizagem Baseada em Problemas.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranslation and Cultural Adaptationpt_BR
dc.subjectValidationpt_BR
dc.subjectQuality of problemspt_BR
dc.subjectProblem Based Learningpt_BR
dc.subjectMedical Studentspt_BR
dc.titleTradução, adaptação transcultural e validação de escala para avaliação da qualidade do problema na aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Ariadne FINAL TCC 25.10.17.pdf494.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.