Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/121
Title: Fatores associados à ocorrência de Síndrome Pré-menstrual e Transtorno Disfórico Pré-menstrual em estudantes da área de saúde
Authors: MARANHÃO, Daniele Torres
ALBUQUERQUE, Geórgia Leal Cesar de
MACEDO, Luanna Vitor de
Keywords: Síndrome Pré-menstrual
Transtorno Disfórico Pré-menstrual
Saúde do jovem
Ciclo menstrual
Issue Date: Aug-2017
Abstract: Durante a fase lútea algumas mulheres podem apresentar a Síndrome Pré-menstrual (SPM), uma desordem cíclica, caracterizada por ciclos com sintomas emocionais, comportamentais ou somáticos. Em alguns casos a SPM adquire um espectro mais severo, com predomínio dos sintomas emocionais e é denominada Transtorno Disfórico Pré-menstrual (TDPM). Tem sido demonstrada associação entre a SPM/TDPM e algumas características do ciclo menstrual e hábitos de vida. OBJETIVO: Avaliar a frequência e os fatores associados à SPM e TDPM entre estudantes universitárias da área de saúde em Recife. MÉTODO: estudo de corte transversal com coleta entre setembro/2016 e março/2017, com 649 estudantes de 18 a 47 anos, matriculadas nos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia, psicologia, farmácia e nutrição de uma faculdade do Recife. As estudantes que aceitaram participar do estudo e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido, responderam a um questionário autoaplicável. Foi realizado teste de associação entre as variáveis e utilizado o teste de quiquadrado de Pearson para comparar as proporções dos fatores associados a SPM e TDPM, considerando p<0,05. RESULTADOS: A maioria das estudantes tinha entre 18 e 24 anos (83,2%), era solteira ou divorciada (92,1%), morava com os pais (77,0%) e residia em Recife (78,6%). A frequência de SPM simples foi de 23,3% e TDPM foi 26,7%. Os sinais/sintomas físicos foram os mais frequentes entre as estudantes com SPM, sendo relatados por 84,1%. As 173 mulheres diagnosticadas com TDPM relataram que os sintomas emocionais mais frequentes foram irritabilidade acentuada (89,6%) e ansiedade acentuada (87,3%). O IMC <25 (p = 0,01) e irregularidade dos ciclos (p = 0,04) tiveram associação estatística significativa com a ocorrência de SPM/TDPM. CONCLUSÃO: foi encontrada uma frequência relativamente baixa (23,3%) de SPM simples e alta (26,7%) de TDPM. As estudantes avaliadas eram predominantemente jovens e, em sua maioria, moravam na cidade do Recife e com os pais.
Description: Relatório Final da pesquisa apresentado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq/IMIP) realizado no período de Agosto de 2016 à Julho de 2017.
URI: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/121
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArtigoFinalDani25out17.pdf617.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.