Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1218
Title: Análise ergonômica do trabalho das atividades de produção e diluição de germicidas no setor da farmacotécnica de um hospital de referência
Authors: TABOSA, Filipe Lucas Rodrigues
MIRANDA, Fellipe Eugênio Soares de
OLIVEIRA, Rafael Batista de
Keywords: Dor musculoesquelética
Ergonomia
Fadiga muscular
Risco ocupacional
DORT
Issue Date: 2012
Abstract: RESUMO Contexto: A organização do trabalho influência o planejamento e a execução de todas as etapas de um processo produtivo. As repercussões causadas por altas demandas e cargas no trabalho desencadeiam um aumento nas queixas de desconforto, dor, e fadiga muscular crônica, que por sua vez, aumentam o número de casos de distúrbios musculoesqueléticos, como os Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT). Objetivos: Essa pesquisa teve como objetivo identificar as demandas ergonômicas apresentadas na atividade de Produção e Diluição de Germicidas, através de uma Análise Ergonômica do Trabalho realizada com base nos conceitos da biomecânica ocupacional. Métodos: A pesquisa tem caráter observacional, descritivo de corte transversal. A amostra foi formada por 3 funcionários submetidos a análise ergonomica e biomecanica de suas atividades laborais, sendo tamém utilizados registro de imagenns.para uma melhor análise dos pesquisadores. Resultados: Foram descritas as atividades de Preparação de Álcool e a Preparação do Sabonete Líquido, por serem consideradas pela chefia e pelos trabalhadores as mais desgastantes dentre as atividades no setor. Conclusões: O estudo encontrou demandas ergonômicas físicas consideravéis durante as atividades, porém, existe a necessidade de um aprofundamento quanto ao nível de desconfortos apresentado pelos funcionários. Existe ainda a necessidade de fazer um levantamento quanto ao risco postural adotado durante as atividades de Produção e Diluição de Germicidas. Palavras-chave: Dor musculoesquelética, Ergonomia, Fadiga muscular, Risco ocupacional e DORT.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1218
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
filipe lucas - fisioterapia.pdf207.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.