Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1225
Title: Avaliação da resposta fisiológica de prematuros submetidos a estímulo ruidoso na unidade de terapia intensiva neonatal - um estudo observacional
Authors: SANTOS, Glaucislayne Faustino dos
BACELAR, Nadja Augusta
BEZERRA, Andrezza de Lemos
Keywords: Estresse fisiológico
Ruído
Prematuro
Issue Date: 2013
Abstract: RESUMO Objetivo: o objetivo do trabalho proposto é avaliar a resposta fisiológica neonatal ao estímulo ruidoso. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, realizado na unidade de terapia intensiva neonatal, com RNPT, de ambos os sexos, em que foram avaliados os parâmetros fisiológicos frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR) e saturação periférica de oxigênio (SpO2), por um período de 15 minutos, em três momentos (antes, durante e após a exposição ao ruído do aspirador de ar comprimido utilizado de rotina na unidade). Para a análise dos dados foram utilizados os testes T pareado, Wilcoxon e T Student para amostras independentes. Resultados: Foram avaliados 31 RNPT, com idade gestacional média de 29,20 + 3,16 semanas e peso ao nascimento médio de 1212,86 + 302,57g. Durante a exposição ao ruído, pode ser observado um aumento significativo na FR, quando comparados os momentos antes e durante (p<0,02). Não houve alteração significativa da FC e SpO2 quando comparados os momentos antes, durante e depois. Conclusões: os presentes dados sugerem que, mesmo uma exposição de curta duração a um estímulo estressor ruidoso pode alterar a FR do RNPT, levando ao seu incremento. PALAVRAS CHAVES: Estresse fisiológico; Ruído; Prematuro.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1225
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Glaucislayne faustino - fisioterapia.pdf251.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.