Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1228
Título: Programação das atividades físicas do Programa Academia da Cidade do Recife e a prevenção de quedas em idosos
Título(s) alternativo(s): Schedule of physical activities of the Academy Program City of Recife and prevention of falls in the elderly
Autor(es): CRUZ, Jennifer Cristina Rocha
ARAÚJO, Katarina Santiago de
MUNIZ, Reneide
Palavras-chave: Acidentes por quedas
Saúde do idoso
Promoção da Saúde
Data do documento: 2014
Resumo: RESUMO Objetivos: Realizar levantamento e análise da padronização das atividades físicas desenvolvidas para população idosa do Programa Academia da Cidade do Recife. Métodos: estudo transversal e descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em seis polos do programa academia da cidade do Recife. A coleta de dados foi realizada por meio da análise de documentos oficiais sobre o programa academia da cidade do Recife e pela aplicação de um questionário estruturado, dirigido ao profissional de educação física de cada um dos polos selecionados e a coordenação do programa. Para o processamento e análise dos dados quantitativos foi utilizado Excel 2010. Resultados: observou-se que existe padronização das atividades físicas realizadas nos seis polos da academia da cidade contemplando os exercícios de aptidão funcional o que pode estar contribuindo para a prevenção de quedas nos idosos participantes do programa. Conclusão: Foi identificado nos polos estudados os exercícios que tem relação com a prevenção de quedas, sendo necessário um novo estudo para avaliação da efetividade dessas atividades. Palavras- chaves: Acidentes por quedas, Saúde do idoso, Promoção da Saúde.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1228
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jennifer cristina - enfermagem.pdf96.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.