Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1237
Title: Percepção das mulheres atendidas no Ambulatório de Fisioterapia da Mulher em um hospital-escola do nordeste do Brasil sobre o teleatendimento durante o período de pandemia do novo Coronavírus (SARS-CoV-2)
Authors: BARROS, Maria Clara Santos
GUENDLER, Julianna de Azevedo
ANDRADE, Bruna Fonseca de
COSTA, Juliana Monteiro
Keywords: Telessaúde
Saúde da mulher
Covid-19
Fisioterapia.
Issue Date: 2021
Abstract: RESUMO Objetivo: Este estudo analisou a percepção das mulheres assistidas pelo Ambulatório de Fisioterapia em Saúde da Mulher do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira referente ao teleatendimento implantado durante a pandemia do coronavírus. Método: Estudo descritivo transversal realizado no Ambulatório de Fisioterapia da Mulher de um hospital-escola do nordeste do Brasil. Foram incluídas mulheres maiores de 18 anos em assistência remota via teleatendimento, excluindo aquelas que iniciaram, mas não deram continuidade ao atendimento por telessaúde. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário próprio, adaptado no Google Docs, que foi enviado via WhatsAPP para as participantes do estudo. Resultados: Foram entrevistadas 26 pacientes com idade média de 52 anos (DP 10,08). A maioria (61,54%) são atendidas no ambulatório para tratar incontinência urinária e 38,46% estão em tratamento fisioterapêutico entre o tempo de 6 meses a 1 ano. 92,30% relataram se sentir seguras com a assistência remota, além disso, 70,4% perceberam melhora dos sintomas. Sobre a contaminação pelo coronavírus, 50% das entrevistadas tiveram familiares contaminados pelo vírus, no entanto, 80,76% não contraíram a doença. Conclusão: A maioria das pacientes percebeu melhora dos sintomas e se sentiram confortáveis e seguras com o teleatendimento. A telessaúde é uma ferramenta promissora, mas precisa ser utilizada com cautela e planejamento para obter bons resultados. Palavras-chave: Telessaúde; saúde da mulher; covid-19; fisioterapia.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1237
Appears in Collections:Fisioterapia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.