Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1242
Título: Perfil dos recém-nascidos com síndrome do desconforto respiratório com baixo peso ao nascer internados na unidade neonatal do IMIP-PE
Título(s) alternativo(s): Profile of newborn with respiratory distress syndrome with low birth weight in boarding IMIP-PE neonatal unit
Autor(es): DIDIER, Tamires Evelyn Bahia
PEIXOTO, Shirley da Costa
CRUZ, Doralice Cândida Barbosa da Silva
MACHADO, Simone Pires Cavalcanti
SALES, Clécia Cristiane da Silva
Palavras-chave: Síndrome do desconforto respiratório
Pré-termo
Data do documento: 2015
Resumo: RESUMO Objetivo. Descrever o Perfil dos Recém-Nascidos com Síndrome do Desconforto Respiratório com o peso abaixo de 2.500g internados na unidade neonatal do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP. Métodos: Trata-se de um estudo prospectivo de natureza quantitativa, realizado no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) no período de setembro a dezembro de 2014. Foram abordados 160 recém nascidos internados no período de setembro a dezembro de 2014 com peso abaixo de 2500 g,. A pesquisa foi realizada utilizando um questionário constituído por IV seções com perguntas fechadas em relação ao perfil dos recém nascidos com Síndrome do Desconforto Respiratório, preenchido através de dados dos prontuários e entrevista com responsável legal, sendo 40 genitoras, onde duas delas apresentaram gestação gemelar. Os dados foram analisados com o Software Excel 3.4.1. Resultados: Dos 160 recém-nascidos abordados, 42 (26,25%) foram diagnosticados com SDR, sendo 50% sexo feminino e 50% do sexo masculino. O baixo peso de nascimento, considerado como uma das características mais comuns no RNPT, esteve presente em 100% dos casos. A idade gestacional < 37 semanas esteve presente em 100% dos RNPT com SDR. 95% das gestantes foram acompanhadas em consultas pré-natais. Conclusões: O estudo evidenciou que a SDR está diretamente associada a Rn's pré termos e de baixo peso. Há a necessidade de ampliar a cobertura de Assistência Básica, relacionada ao Pré-natal, já que o estudo evidenciou números de consultas de pré-natal inferior ao preconizado pelo Ministério da Saúde, sinalizando um risco para o nascimento prematuro . Descritores: Síndrome do desconforto respiratório, Pré-termo.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1242
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tamires evelyn - enfermagem.pdf326.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.