Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1246
Title: Perfil da assistência ventilatória pulmonar em pacientes imunocomprometidos em uma unidade de terapia intensiva do estado de Pernambuco
Authors: CARNEIRO, Jamilly Roberta de Andrade
FERREIRA, Laís Fernanda Gonçalves
FIRMO, Renata Carneiro
NOGUEIRA, Lidier Roberta Moraes
Keywords: Hospedeiro imunocomprometido
Respiração artificial
Extubação
Fisioterapia
Unidade de terapia intensiva
Insuficiência respiratória
APACHE
Issue Date: 2015
Abstract: RESUMO Objetivo: Descrever o perfil de assistência de ventilação mecânica invasiva ou não invasiva em pacientes imunocomprometido com insuficiência respiratória aguda na UTI Clínica adulto do Instituto de Medicina Professor Fernando Figueira Método: estudo do tipo observacional, transversal realizado com 34 pacientes do sexo feminino e 16 do sexo masculino diagnosticados como imunocomprometidos. Os mesmos foram avaliados quanto a terapia com pressão positiva utilizada, assim como a gravidade e prognósticos. Resultados: Observou-se efeitos benéficos da ventilação não invasiva através da menor incidência de intubações, assim como melhor prognóstico quando comparados com aqueles que já foram admitidos intubados na UTI. Observou-se diferenças estatisticamente significantes nas correlações de assistência ventilatória mecânica em pacientes intubados (AVM/TOT) e APACHE e assistência ventilatória mecânica em traqueostomizados (AVM/TQT) Conclusão: A VNI mostrou-se efetiva na redução da intubação e o tempo de ventilação mecânica invasiva foi menor para os pacientes traqueostomizados, sugerindo que a traqueostomia precoce pode reduzir o tempo total de internação, visto que a VMI está associada ao aumento de taxas de mortalidade em pacientes com imunodepressão. Palavras chaves: Hospedeiro imunocomprometido, respiração artificial, extubação, fisioterapia, unidade de terapia intensiva, insuficiência respiratória e APACHE.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1246
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
laís ferreira - fisioterapia.pdf498.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.