Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1270
Título: Perfil de mulheres vítima de violência sexual atendidas no IMIP
Título(s) alternativo(s): Profile of women victim of sexual violence met at IMIP
Autor(es): LIRA, Maria Carolina de Lima Silva
FERREIRA, Maria da Gloria de Barros
SILVA, Raquel Ferreira de Moura
RAMOS, Karla da Silva
SALES, Clecia Cristiane
Palavras-chave: Violência sexual
Mulher
Incesto
Abuso
Data do documento: 2013
Resumo: Resumo Objetivos: Identificar a frequência, o tipo e as consequências da violência sexual em mulheres assistidas no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Métodos: Estudo do tipo descritivo, observacional e retrospectivo. O Período dos dados coletados foi de Janeiro de 2012 a Agosto de 2013, a amostra do estudo foi constituída por 10 fichas de notificação de abuso sexual em mulheres assistidas no IMIP. Resultados: O perfil das mulheres foi de moradoras da Região Metropolitana (50,0%), com idade entre 20 e 25 anos (54,5%), da cor parda (60,0%), com escolaridade bastante variada. Na maioria dos casos o agressor foi o desconhecido (40,0%), que praticaram o estupro (90,0%), houve penetração (90,0%) onde prevaleceu o tipo vaginal (100,0%). Em poucos casos foi realizado um ou mais procedimentos (40,0%) onde desses casos houve a profilaxia de IST e HIV (100,0%). Em 40,0% foram identificadas consequências no momento da notificação, onde obteve também, os transtornos, com 75,0% de transtorno mental. Conclusão: O abuso sexual na mulher é mais frequênte na raça parda e em mulheres com idade acima de 20 anos. Cerca de 40,0% dessas mulheres já possuíam um tipo de transtorno, sendo 75,0% mental. O principal agressor são os desconhecidos, onde o tipo de violência mais praticada foi o estupro. Sendo um problema de saúde publica que pode gerar danos físicos, sociais e emocionais, o estupro, acarreta para introspecção podendo acarretar inclusive a dificuldade de socialização da mulher que provavelmente acompanharam durante a sua vida. Em relação ao preenchimento adequado das notificações torna-se assim imprescindível para que haja uma correta estimativa dos números e um melhor atendimento. Palavras Chave: violência sexual, mulher, incesto, abuso.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso, como requisito para conclusão da graduação em Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1270
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Carolina - enfermagem.pdf74.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.