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dc.contributor.authorSILVA, Ainoã Hapuque Nunes da-
dc.contributor.authorVIEIRA, Juliany Silveira Braglia Cesar-
dc.contributor.authorARAÚJO, Ana Paula Guimarães de-
dc.contributor.authorGUENDLER, Julianna de Azevedo-
dc.date.accessioned2022-03-31T16:59:22Z-
dc.date.available2022-03-31T16:59:22Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1282-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso, apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde, como requisito básico para a conclusão do curso de Fisioterapiapt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: Frente as mudanças ocorridas durante o percurso da educação superior na área de saúde, tem se percebido a necessidade da formação de profissionais críticos e reflexivos, aptos a aprender a aprender e ativos. As metodologias ativas surgem nesse cenário como uma ferramenta útil na formação desses profissionais. Objetivo: Analisar a percepção dos estudantes sobre a utilização do método ABP no curso de Fisioterapia em uma instituição de ensino superior privada. Métodos: Estudo qualitativo, realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde, no período de Outubro de 2014 a Julho de 2015. Participaram da pesquisa vinte e um estudantes do curso de Fisioterapia. Foram realizados grupos focais com os estudantes. Resultados: Os grupos focais foram analisados, e foram evidenciadas potencialidades e fragilidades da metodologia, além dos pontos positivos de grande importância na dinâmica tutorial. Dentre as potencialidades, se destacaram: o método como propiciador da independência e autonomia ao estudante no estudo, aprimoramento da comunicação, aprender a aprender, hábito de estudo contínuo e inserção precoce na prática. As fragilidades foram: densidade de conteúdos desproporcional ao tempo disponibilizado e a dificuldade de adaptação ao método. Em relação a dinâmica tutorial, emergiram dos estudantes a importância dos Sete Passos como guia de estudo, a ativação do conhecimento prévio, o desenvolvimento da comunicação e liderança através das funções desempenhadas nos grupos tutoriais, o trabalho em pequenos grupos e o uso do fórum como ferramenta de aprendizagem. Conclusão: Os resultados demonstram que a experiência tem sido positiva e que o método ABP se mostra útil na aprendizagem e efetivo na formação dos profissionais de saúde, sendo as fragilidades sobrepostas pelas potencialidades. Palavras-chave: Metodologia, aprendizagem baseada em problemas, educação em saúdept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleRelato da experiência de um curso de fisioterapia em aprendizagem baseada em problemas sob a percepção dos estudantes: um estudo qualitativopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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