Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1283
Title: Correlação entre capacidade funcional e pressões respiratórias máximas em crianças e adolescentes com asma moderada à grave: estudo transversal
Authors: NUNES, Alana Palha Marques
BRITO, Murilo Carlos Amorim de
ANDRADE, Lívia Barboza de
Keywords: Asma
Criança
Adolescente
Teste de caminhada 6 minutos
Pressões respiratórias máximas
Issue Date: 2013
Abstract: RESUMO Cenário: A asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiper-responsividade brônquica e limitação ao fluxo aéreo, reversível espontânea ou farmacologicamente. As alterações biomecânicas provocadas pela dispneia e uso de musculatura acessória da respiração afetam diretamente a capacidade funcional de seus portadores e sua capacidade de realizar atividades físicas. Objetivo: Avaliar a associação entre capacidade funcional submáxima com as pressões respiratórias máximas e sensação de dispneia em crianças e adolescentes com asma moderada e grave. Método: realizado um estudo prospectivo transversal no IMIP, com crianças e adolescentes asmáticos de 6 a 12 anos, de graus moderado e grave, atendidos no ambulatório de fisioterapia respiratória do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. A amostra foi de conveniência onde os pacientes foram alocados consecutivamente durante o período do estudo. Após avaliação inicial, foram coletados dados antropométricos para obtenção do Índice de Massa Corpórea, Função pulmonar segundo procedimentos padrão (ATS), assim como a capacidade funcional, através do Teste de Caminhada de 6 minutos (TC6’). Os valores de referência para o TC6’foram obtidos segundo valores preditos por Priesnitz et al. A avaliação da Pimáx foi realizada através do manovacuômetro analógico com valores de referencia baseados no estudo de Wilson et al. O estudo é parte de um projeto de doutorado, financiado pelo FAPE-IMIP. Descritores: asma, criança, adolescente, teste de caminhada 6 minutos, pressões respiratórias máximas.
Description: Trabalho de conclusão de curso, como requisito para conclusão da graduação em Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1283
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alana palha - fisioterapia.pdf422.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.