Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1305
Título: Saúde e espiritualidade: uma perspectiva em cuidados paliativos
Título(s) alternativo(s): Health and spirituality: a perspective on palliative care
Autor(es): MONTENEGRO, Ana Beatriz Costa
MEDEIROS, Waleska de Carvalho Marroquim
CARVALHO, Josene Ferreira
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Espiritualidade
Doença
Saúde
Psicologia
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Os Cuidados Paliativos têm por finalidade dar assistência integral ao paciente e ao seu entorno – familiares, cuidadores e equipe de saúde. O presente estudo visa compreender a influência da espiritualidade, uma das dimensões de cuidado, na vivência do paciente em Cuidados Paliativos. Através de um estudo qualitativo, quatro pacientes em cuidados paliativos acompanhados em um serviço de referência do Nordeste brasileiro, foram entrevistados de forma virtual. Dentre eles, três eram do sexo feminino e um do sexo masculino, com faixa etária entre 60 e 75 anos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo temática proposta por Minayo. A partir dos resultados, pôde-se observar que, ao se deparar com uma doença que ameace a continuidade da vida, o indivíduo busca por significados e compreensão a respeito dessa vivência, utilizando-se da espiritualidade como um meio para essa elaboração. Além disso, nota-se que o cuidado, realizado tanto pela equipe de saúde quanto pelos familiares, possui um papel significativo no enfrentamento desse momento singular. Por fim, identifica-se possibilidade de realização de novos estudos referentes às vivências descritas, permitindo adentrá-las nas suas particularidades, significados, perspectivas a respeito da visão de morte e repercussões. Palavras-chave: cuidados paliativos; espiritualidade; doença; saúde; psicologia
Descrição: Trabalho de conclusão de curso, como requisito para conclusão da graduação em Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1305
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saúde e espiritualidae uma perspectiva em cuidados paliativos - Ana Beatriz Costa.pdf212.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.