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Título: Elaboração de uma cartilha sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Autor(es): MOUR A, Rutiely de Lima
LEITE, Isabelle Diniz Cerqueira
Palavras-chave: TDAH
Escola
Cartilha
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Cenário: O transtorno de déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH), pode ser identificado e diagnosticado durante a infância, especialmente quando a criança entra na fase escolar. É considerado de diagnóstico precoce, mas que requer muita precaução e prudência para identificar os sinais e sintomas e, consequentemente, na assistência que deve ser prestada com o intuito de reduzir prejuízos que podem acarretar déficits na vida do indivíduo. Por outro lado, os sinais e sintomas do TDAH costumam ser culturalmente associados a comportamentos comuns da infância, que são estigmatizados como comportamentos problemáticos. Considerando isso, é importante que as informações sobre TDAH sejam compartilhadas de modo claro e atrativo para os pais e professores. Objetivo: Criar uma cartilha sobre o TDAH, voltada para a comunidade escolar, de modo a tornar acessível a compreensão desse transtorno. Método: A cartilha foi construída em um modelo de design instrucional, composto por cinco etapas segundo o método ADDIE, abreviatura em inglês das palavras: Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. Partiu-se de um levantamento bibliográfico sobre o tema, a fim de desenvolver um material que pudesse ser utilizado nas escolas. Após a confecção das cartilha no formato digital, espera-se que ela possa ser disponibilizada em um repositório institucional. Resultados e Discussão: A versão final da cartilha resultou em um produto com 10 páginas, cujo texto e imagens foram cuidadosamente selecionados e organizados para que a leitura da mesma se tornasse rápida e prazerosa, levando o público-alvo ao interesse em conhecer mais sobre o TDAH. Ela possui os seguintes conteúdos: Capa; espaço para inserção da Ficha Catalográfica e informações sobre as autoras; Apresentação da cartilha; definição do TDAH; Sinais: Desatenção, Hiperatividade/Impulsividade; Critérios Diagnósticos do TDAH; Tríade do TDAH; Prejuízos Escolar e Social; Tratamento; Dicas; Referências. Conclusão: A utilização dessa cartilha como material pedagógico no presente trabalho tem o potencial de promover a conscientização sobre o TDAH, de modo a diminuir e desmistificar os estigmas relacionados ao transtorno. Com isso, pode impactar positivamente as ações de profissionais da educação que atuam diretamente com as crianças que tem TDAH, ajudando-os a identificar os sinais e sintomas típicos e melhorar o apoio pedagógico a essas crianças. PALAVRAS-CHAVE: TDAH; Escola; Cartilha
Descrição: Trabalho de conclusão de curso, como requisito para conclusão da graduação em Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1309
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