Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1311
Title: Aplicabilidade da ferramenta de triagem nutricional Royal Free Hospital-Nutritional Prioritizing Tool em pacientes cirróticos e sua associação com estado nutricional
Authors: NASCIMENTO, Gabriela Ferreira Araújo do
WANDERLEY, Renata Dias
MAGALHÃES, Halanna Celina
OLIVEIRA, Marília Tokiko
Keywords: Cirrose hepática
Estado nutricional
Avaliação nutricional
Desnutrição
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Introdução: O fígado desempenha importantes funções para o desempenho do organismo humano. A doença hepática crônica (DHC) é definida como a deterioração progressiva das funções hepáticas por mais de seis meses. Além disso, é considerada como um contínuo processo de inflamação, destruição e regeneração do parênquima hepático, podendo evoluir para fibrose e cirrose. A desnutrição no paciente cirrótico é considerada uma complicação grave, e é frequentemente associada à progressão da insuficiência hepática e outras complicações. Pacientes com DHC avançada, devem se submeter a uma rápida triagem nutricional, visto que esses indivíduos apresentam piores prognósticos associados à desnutrição. Objetivo: Avaliar a aplicabilidade da RFH-NPT como ferramenta de triagem nutricional em pacientes diagnosticados com cirrose hepática. Método: Trata-se de um estudo transversal, realizado com pacientes maiores de 18 anos, de ambos os sexos com diagnóstico de DHC. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário pré-estruturado formulado a partir de informações socioeconômicas e de estilo de vida. A avaliação nutricional foi realizada através de parâmetros antropométricos (peso, estatura, altura do joelho, IMC, CB, CMB, AMBc, Cpesc, Cpant, DCT), bem como, avaliação da FPM. Para avaliar o risco nutricional foi utilizada a ferramenta RFH-NPT. A avaliação do padrão de consumo alimentar foi realizada por meio do QFA Semiquantitativo. Para análise estatística dos dados, foi utilizado o programa SPSS versão 25.0. Resultados: Foram avaliados 53 pacientes, 64,2% do sexo masculino, predominantemente idosos (56,6%), com ensino fundamental (56,9%). Quanto aos parâmetros antropométricos, verificou-se que o IMC se mostra insensível para identificar baixo peso em pacientes cirróticos (13,2%). Contudo, medidas como a DCT e avaliação da FPM foram capazes de detectar desnutrição em um maior número de pacientes (49,1% e 53,8%, respectivamente). Com relação a RFH-NPT, verificou-se que o risco nutricional esteve presente em 54,7% dos avaliados. Conclusão: A aplicabilidade da ferramenta de triagem RFH-NPT demonstrou ser apropriada para detectar o risco de desnutrição, tendo em vista que esta triagem detectou maior prevalência de pacientes em risco nutricional, possibilitando uma antecipada intervenção nutricional e prevenindo futuras complicações. Palavras-chave: Cirrose Hepática. Estado Nutricional. Avaliação Nutricional. Desnutrição.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito final para conclusão da Graduação em Nutrição.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1311
Appears in Collections:Nutrição



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.