Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1348
Title: Caracterização de eventos adversos a medicamentos notificados ao Departamento de Farmacovigilância de uma indústria farmacêutica nacional
Authors: NOVAES, Camila Vitório Menezes
SANTANA, Aila Karla Mota
ALMEIDA, Kátia Raquel de
Keywords: Farmacovigilância
Efeitos colaterais e reações adversas
Indústria farmacêutica
Issue Date: 2012
Abstract: RESUMO O medicamento é um produto farmacêutico formulado para fins terapêuticos, mas seu uso pode gerar ocorrências desfavoráveis: os eventos adversos (EA). A pesquisa teve como objetivo principal caracterizar os EA relatados espontaneamente a uma indústria farmacêutica. Foi realizado um estudo descritivo e observacional dos formulários de suspeita de EA, num período de dois anos. A maioria dos usuários era homens, apresentou idade média de 38,75 anos e informou apresentar doenças concomitantes. Porém, metade dos usuários relatou fazer uso de outros medicamentos. Houve conduta frente ao EA em 60,9% dos casos. Os EA foram predominantemente não graves e relacionados com fármacos que atuam no sistema nervoso central. As suspeitas de reações adversas a medicamento (RAM) e de inefetividade terapêutica foram as categorias mais encontradas. As RAM foram, majoritariamente, descritas e possíveis. O presente estudo, portanto, foi capaz de caracterizar os eventos adversos investigados, contribuindo para o conhecimento do perfil de segurança dos medicamentos e para a promoção do seu uso racional.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1348
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
camila vitório - farmácia.pdf381.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.