Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1352
Title: A percepção de uma equipe de fisioterapia sobre o impacto emocional e social da pandemia Covid-19: relato de experiência
Authors: CARVALHO, Fernanda Vanessa Rodrigues de
PIMENTEL, Claudluce Marques
COIMBRA, Jordana Maryeli Silva
SALES, Maria Beatriz
GOMES, Paulo Cesar dos Santos
Keywords: COVID-19
Coronavírus
Fisioterapia intensiva
Fisioterapia respiratória
Pandemia
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Cenário: Diante o cenário de calamidade ocasionado pela pandemia de COVID-19, os profissionais de saúde da linha de frente, além do desafio de enfrentar um vírus desconhecido, tiveram sua saúde mental afetada, o que provocou nesses profissionais perturbações psicológicas e sociais em diversos níveis de intensidade e propagação. Objetivo: Verificar a percepção do impacto emocional e social da equipe de fisioterapia de um complexo hospitalar da capital pernambucana diante à pandemia da COVID-19. Método: Foi realizada uma pesquisa qualitativa através de uma entrevista remota mediante marcação prévia em comum acordo com os participantes. A plataforma utilizada para a coleta foi a Zoom Meetting® disponível gratuitamente para utilização em smartphones seja no modo operacional Android ou iOS, possibilitando também o acesso a mesma pelo computador. Para realização da entrevista foi desenvolvido um roteiro composto de questionamentos com o objetivo de levar o profissional a expor suas experiências e percepções acerca do cenário pandêmico e a partir da análise de conteúdo de Bardin, explorar os dados coletados limitando-os em categorias. A amostra foi composta por 5 fisioterapeutas intensivistas que estiveram na linha de frente no combate a COVID-19. Aspectos éticos: Esta pesquisa obedeceu a orientações da resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, sendo aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira CEP-IMIP e teve início somente após obtenção da devida aprovação. Resultados: Conforme o método de Bardin, após a exploração do material, o conteúdo foi limitado em categorias, tais quais: Disseminação da doença; Informação, prevenção, reabilitação e apoio emocional; Preparação; Medo de contaminar e dificuldade da conduta em equipe; Reconhecimento social na atuação do fisioterapeuta na UTI e posicionamento entre a equipe multidisciplinar; Sintomas desenvolvidos; Aumento dos gastos financeiros; falta de apoio psicológico. Onde, diversos aspectos corroboraram com a literatura, confirmando o desenvolvimento de sintomas emocionais e sociais nos profissionais de saúde entrevistados, assim como outros fatores que divergem com os estudos equivalentes . Conclusões: Recomenda-se a realização de novas pesquisas após a fase crítica da pandemia para melhor complementar os efeitos deletérios nesses profissionais de saúde da linha de frente pois, algumas respostas foram reconhecidas imediatamente quanto à saúde mental e outros resultados que s irão se estender, entretanto, alguns pontos foram corroborados com a literatura e outros ficaram em aberto acerca desse impacto emocional e social da equipe de fisioterapia do hospital Palavras-chave: COVID-19. Coronavírus. Fisioterapia intensiva. Fisioterapia respiratória. Pandemia.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1352
Appears in Collections:Fisioterapia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.