Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1356
Título: Fatores condicionantes na pré-inserção e inserção do Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP) em recém nascidos internados em uma unidade intensivista neonatal
Título(s) alternativo(s): Conditioning factors in the pre-insertion and insertion of the Peripherally Inserted Central Catheter (PICC) in newborns interned in a neonatal intensive care unit
Autor(es): VASCONCELOS, Lucas Souza Soares de
OLIVEIRA, Even Gleice Santos de
SANTANA, Tuanny Caroline Pereira de
VENTURA, Claudiane Maria Urbano
SILVA, Livia Maria da
Palavras-chave: Cateterismo periférico
Recém-nascido
Recém-nascido prematuro
Unidades de terapia intensiva neonatal
Perfil de saúde
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Objetivo: Determinar fatores condicionantes na pré-inscrição e inserção do cateter central de inserção periférica (CCIP) em recém-nascidos internados em uma unidade intensivista neonatal. Método: Trata-se de um estudo corte transversal, retrospectivo, de caráter descritivo-exploratório com abordagem quantitativa, com amostragem composta por 750 neonatos submetidos a inserção de CCIP na Unidade Neonatal do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no período de 2016 a 2019. A população do estudo será composta de todos os recém-nascidos submetidos ao procedimento de inserção do CCIP no período de 2016 a 2019 da Unidade Neonatal do IMIP. A coleta de dados ocorreu no mês de julho de 2021. A pesquisa foi fundamentada em um segundo trabalho com banco de dados já aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP (CEP-IMIP) (CAAE 48765421.8.0000.52201), pautando-se na resolução Nº 510/16., pautando-se na resolução Nº 510/16. Resultados: Durante o período do estudo constatou-se um grande número de cateteres centrais de inserção periférica (PICCs) que foram inseridos nas referidas UTINs. Foi visto que os fatores condicionantes para a submissão do CCIP foram: prematuros extremos, extremo baixo peso, indicação de antibioticoterapia e nutrição parenteral. Entende-se que as exigências legais de capacitação para a realização do procedimento de inserção do PICC e a prática diária da técnica de punção proporcionam ao enfermeiro habilidades e condições para obter sucesso na primeira tentativa, melhorando a qualidade da assistência ao paciente. Conclusão: O presente estudo constatou que a maioria da população estudada nasceu pré-termo e com baixo peso, recebeu o procedimento precocemente e indicados adequadamente pela necessidade de nutrição parenteral e antimicrobianos. Diante disso, este estudo fornece subsídios para o debate sobre essa temática tão relevante, ampliando a produção científica e aprofundando discussões que contribuam para a compreensão da personalidade neonatal, cuidados diferenciados e específicos associados ao uso do PICC. Palavras-chave (DeCS): Cateterismo Periférico, Recém-Nascido, Recém-Nascido Prematuro, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Perfil de Saúde.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1356
Aparece nas coleções:Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.