Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1359
Título: Prevalência do uso de antidepressivos em pacientes da oncologia pediátrica de hospital filantrópico de Pernambuco: um estudo retrospectivo
Título(s) alternativo(s): Prevalence of the use of antidepressants in patients of pediatric oncology at a philanthropical hospital of Pernambuco: a retrospective study
Autor(es): ALMEIDA, Jorge Roberto Rodrigues de
SILVA, Aline Dayse da
GOMES, Elisangela Christhianne Barbosa da Silva
Palavras-chave: Depressão
Agentes antidepressivos
Pediatria
Oncologia
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Objetivos: identificar a prevalência de antidepressivos em crianças na unidade de oncologia pediátrica do IMIP, conhecer o perfil social como idade e sexo desses pacientes, verificar a prevalência de acordo com os anos no período de tempo estipulado, verificar interações medicamentosas existentes entre os antidepressivos e outros medicamentos nas prescrições e elaborar uma cartilha informativa sobre os cuidados farmacêuticos na utilização desses medicamentos. Metodologia: trata-se de um estudo retrospectivo em um hospital filantrópico de Pernambuco no período de janeiro de 2010 a dezembro 2021, no qual foram analisados dados de prescrições dos pacientes internados na oncologia pediátrica. Resultados: De 468 pacientes, 39 fizeram uso de antidepressivos, estabelecendo uma prevalência de 8,56%. A prevalência entre os sexos correspondeu a 9,2% (n = 20) no sexo feminino e a 7,6% (n =19) no masculino. Foram encontradas 62 interações medicamentosas envolvendo os antidepressivos. Ainda, a partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, foi possível elaborar dois guias de cuidados farmacêuticos na pediatria: um para os pacientes e outro para profissionais de saúde. Conclusão: Há maior tendência do uso de antidepressivos para pacientes oncológicos com idade acima de 12 anos. Um melhor manejo com uso desses medicamentos é necessário para obter segurança nessa população. Como o campo de estudos para esse tema é limitado, mais aprofundamento é necessário para a elucidar os nossos achados. Palavras-Chave: Depressão; Agentes antidepressivos; Pediatria; Oncologia.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1359
Aparece nas coleções:Farmácia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.