Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1361
Title: Associação da avaliação subjetiva global produzida pelo próprio paciente e variáveis de avaliação do estado nutricional de idosos oncológicos em hospital escola de Recife
Authors: SANTOS, Isadora Araújo Souza
PEREIRA, Marina Vilar Guimarães
ANDRADE, Elda Silva Augusto de
OLIVEIRA, Mirella Gondin Ozias Aquino de
Keywords: Avaliação antropométrica
Idosos oncológicos
Desnutrição
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Introdução: A Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Próprio Paciente tem recebido destaque por subsidiar a assistência nutricional em pacientes oncológicos, por seu importante cargo de identificar precocemente o risco nutricional ou a desnutrição. Objetivo: Avaliar a associação da Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Próprio Paciente (ASG-PPP) com os demais métodos de avaliação nutricional em idosos oncológicos hospitalizados. Metodologia: Estudo descritivo, transversal, com coleta de dados primários, realizado na enfermaria dos cuidados paliativos (CCP) e serviço de pronto atendimento (SPA) do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), hospital geral terciário, filantrópico e de ensino localizado na cidade de Recife/PE, no nordeste brasileiro. A amostra do estudo foi consecutiva, não probabilística. Constituída por idosos, de ambos os sexos com idade ≥ 60 anos em tratamento oncológico ativo, ou em cuidados paliativos. Resultados: Foram estudados 52 pacientes, com idade média de 71,42 anos ± 7,11DP. 63,5% dos pacientes realizaram tratamento conjunto de quimioterapia e radioterapia. Os cânceres com maior prevalência foi o de mama (19,2), hepático, vias biliares, vesículas (15,4%), cólon do intestino e reto (13,5%). De acordo com a ASG-PPP 51,9% dos pacientes estavam moderadamente desnutridos. Conclusão: O estudo identificou uma predominâoncia de risco nutricional ou desnutrição nos pacientes oncológicos, onde a ASG-PPP pôde ou não ser associada as variáveis de avaliação do estado nutricional. Palavras Chaves: Avaliação antropométrica, Idosos, Oncológicos, desnutrição.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito final para conclusão da Graduação em Nutrição.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1361
Appears in Collections:Nutrição



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.