Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1373
Title: Estado nutricional da crianças e adolescente com diagnóstico de câncer tratados em um centro de referência do nordeste do Brasil
Authors: SILVA, Danielle Machado Feitosa da
VELOSO, Wilma Lima da Silva
BARBOSA, Janine Maciel
GADELHA, Patrícia Calado Ferreira Pinheiro
Keywords: Desnutrição
Obesidade
Neoplasias
Issue Date: 2015
Abstract: RESUMO Objetivo: Avaliar o estado nutricional de crianças e adolescentes portadores de neoplasia maligna assistidos pela unidade de oncologia pediátrica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP/PE). Métodos: Estudo transversal realizado com 751 pacientes na Unidade de Oncologia Pediátrica do IMIP de outubro de 2014 a janeiro de 2015. Os dados clínicos e antropométricos foram coletados a partir do prontuário eletrônico. Para avaliação do estado nutricional, foi calculado escore Z de altura-para-idade e IMC-para-idade e classificado segundo a Organização Mundial de Saúde. As análises estatísticas foram realizados no programa SPSS, considerando nível de significância de 5%. Resultados: Na amostra a maioria possuía menos de 5 anos de idade (46,3%) e era do sexo masculino (53,0%). Comparando o diagnóstico nutricional no início e ao final do tratamento, verificou-se 7,3% e 13,1% de baixa estatura, 8,4% e 5,2% de magreza, 19,5% e 29,6% de excesso de peso, respectivamente (p<0,001). Os portadores de tumores sólidos apresentaram maior prevalência de desnutrição e os portadores de tumores hematológicos maior prevalência de excesso de peso nos dois períodos avaliados. Conclusão: Houve importante comprometimento nutricional nos pacientes oncológicos, sendo a frequência da desnutrição maior entre os com neoplasia sólida no início e final do tratamento. Quanto ao excesso de peso, os portadores com neoplasias hematológicas apresentaram frequências importantes, sobretudo no final do tratamento. Dessa forma, é relevante a atuação do nutricionista para a adoção de estratégias que visem à recuperação do estado nutricional e consequentemente melhora na qualidade de vida destes pacientes. Palavras-chaves: desnutrição, obesidade, neoplasias.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, apresentado no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) como parte dos requisitos para obtenção do título de graduação em Nutrição.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1373
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
daniele machado - nutrição.pdf584.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.