Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1374
Title: Avaliação do controle de tronco e força muscular respiratória em pacientes com hemiparesia na fase aguda do acidente vascular encefálico internados em um hospital de referência do Recife
Authors: ANGEIRAS, Deborah Thais de Paiva
SILVA, Diliane Ferreira da
LUCENA, Nahãmi Cruz de
VIDAL, Giovanna Pontes
Keywords: Acidente vascular encefálico
Avaliação
Equilíbrio postural
Força muscular.
Issue Date: 2013
Abstract: RESUMO: INTRODUÇÃO: Define-se por acidente vascular encefálico (AVE) a patologia que acomete os vasos das subdivisões do sistema nervoso central (SNC). É considerado um importante problema de saúde publica sendo a segunda maior causa de mortalidade mundial. O AVE pode ser classificado em hemorrágico ou isquêmico podendo causar sequelas de acordo com a sua localização e sua gravidade. Esse estudo tem o objetivo de avaliar a forçar muscular respiratória e os possíveis déficit do controle de tronco proveniente das sequelas do AVE . OBJETIVO: O estudo tem como objetivo avaliar a força muscular respiratória correlacionando com o controle de tronco em pacientes com sequelas de AVE na fase aguda. MÉTODO: Estudo piloto do tipo descritivo, transversal. Com idosos entre de 60 à 70 anos , hemiparéticos de ambos os sexos.Os dados foram obtidos utilizando manovacuometria e aplicação do Escala de comprometimento de Tronco. Foram utilizados os Softwares SPSS 13.0 para Windows e o Excel 2007. Todos os testes foram aplicados com intervalo de confiança de 95%. Foi utilizado o Teste entre grupos Pareados: Wilcoxon (Não Normal). RESULTADOS: Não foi verificada diferença estatisticamente significativa entre as medidas de força respiratória (Pimáx e Pemáx) com comprometimento de tronco das pacientes. CONCLUSÃO: A força muscular respiratória dos pacientes é reduzida comparada com os valores preditos na literatura de Pimáx e Pemáx ideal de acordo com a idade. Porém no comprometimento de tronco obtiveram melhoras. PALAVRAS CHAVE: Acidente Vascular Encefálico, Avaliação, Equilíbrio postural, Força muscular.
Description: Trabalho a ser submetido à banca de avaliação como parte dos requisitos para conclusão de curso da graduação em Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1374
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
deborah thaís - fisioterapia.pdf395.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.