Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1395
Title: Prevalência de dispareunia em gestantes acompanhadas no ambulatório da mulher de um hospital referência em Recife - Pernambuco
Authors: TIMES, Renata Lins de Souza
GUENDLER, Julianna de Azevedo
DIOGO, Gizely da Rocha
CAVALCANTI, Manoela da Mota
Keywords: Sexualidade
Dispareunia
Gestantes
Issue Date: 2016
Abstract: RESUMO Objetivo: Identificar a prevalência da dispareunia em mulheres gestantes atendidas no Ambulatório da Mulher de um hospital referência em Recife, Pernambuco. Metodologia: Estudo descritivo, tipo corte transversal, realizado através da versão em português do questionário Pregnancy Sexual Response Inventory – PSRI, no período de junho a outubro de 2015. A amostra constituiu-se de 262 gestantes. Foram excluídas as mulheres que apresentaram infecção urinária e condições médicas ou obstétricas onde as relações sexuais eram desaconselháveis. A coleta de dados foi realizada a partir do convite das fisioterapeutas às voluntárias, acompanhadas no Ambulatório da Mulher do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Resultados: A primeira parte do questionário se tratava das características sociodemográficas, onde 82,82% das pacientes eram casadas, 61,07% tinham o ensino médio, 43,13% eram evangélicas, 47,71% estavam empregadas, 53,44% eram primíparas, 96,18% que não bebiam; 99,24% não fumavam e 100% das gestantes não usavam drogas, 74,05% não usavam camisinha durante a gestação e 57,63% não planejaram a gravidez atual. Já a segunda parte do questionário foi considerada apenas as questões relacionadas à dispareunia que avalia a dor nas relações sexuais antes e durante a gravidez. Onde 88,93% relataram que não sentiam dores na relação sexual antes da gravidez e 54,20% disseram que sentiam dor na relação durante a gravidez. Conclusão: Tendo em vista que o questionário tem como proposta avaliar a função sexual de mulheres, mesmo utilizando apenas algumas questões, tem-se como benefícios da pesquisa para as pacientes, a possibilidade de proporcionar um maior conhecimento sobre a autopercepção e detecção precoce de disfunção sexual. Assim, no caso de constatação e gravidade das queixas relacionadas à dispareunia, as pacientes terão oportunidade de serem encaminhadas para uma avaliação de um tratamento fisioterapêutico adequado, a fim de se evitar complicações do quadro. Palavras-chave: Sexualidade; Dispareunia; Gestantes.
Description: Trabalho de conclusão de curso realizado pelos alunos Renata Lins De Souza Times e Thiago Thomás Silva Sena sob orientação de Julianna de Azevedo Guendler e co-orientação de Gizely da Rocha Diogo e Manoela da Mota Cavalcanti para obtenção do grau de bacharel em Fisioterapia pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1395
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
renata lins - fisioterapia.pdf287.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.