Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1401
Título: Importância do uso da pulseira de identificação como estratégia de segurança do paciente em um hospital escola de Recife/Pernambuco
Autor(es): OLIVEIRA, Nathaly Maria Gomes de
TAVARES, Valéria Lúcia Melo Lobo
MELO, Edluza Maria Viana Bezerra de
SANTOS, Renata Lopes do Nascimento
Palavras-chave: Segurança do paciente
Data do documento: 2014
Resumo: RESUMO Objetivos: Identificar a importância da pulseira de identificação enquanto técnica de segurança do paciente, pelos clientes hospitalizados, em um hospital escola na cidade do Recife/PE. Métodos: Estudo de intervenção, tipo corte transversal, de abordagem quantitativa, realizado nas enfermarias cirúrgicas II e III do IMIP entre Maio/Julho 2014. O projeto Nº 76 foi aprovado pelo Comitê de Ética e pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde. A população foi composta por todos pacientes internados neste período. Foram utilizados dois questionários aplicados no mesmo momento pelos pesquisadores: O primeiro questionário traça o perfil sociodemográfico; o segundo questionário avalia o conhecimento dos pacientes quanto ao uso da pulseira de identificação, sendo este composto de 14 perguntas que se dividem em dois momentos: No primeiro momento, a intervenção é realizada sem explicação do assunto; No segundo momento, a intervenção é realizada após explicação do assunto pelos pesquisadores aos pacientes. Resultados: Foram entrevistados 103 pacientes, 55,3% tinham conhecimento da pulseira de identificação, 68,8% utilizaram a pulseira em algum momento da sua vida, 85,4% não achava importante a utilização da pulseira, 92,2% declararam que não sentiram incômodo ao usar a pulseira, 88,3% relataram que a pulseira não prejudicava a higiene pessoal, 85,4% não tinham conhecimento da importância da pulseira, 96,1% alegaram não terem tido orientações com referência a importância do uso da pulseira, 85,4% referiram que não houve checagem dos dados da pulseira pelos profissionais de saúde ao realizarem as intervenções, 75,7% expuseram que no bloco cirúrgico não houve checagem dos dados pelos profissionais de saúde. Conclusões: Este estudo identificou pontos de fragilidade no uso da pulseira para segurança do paciente. Palavras-chave: Segurança do paciente.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1401
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nathaly oliveira - enfermagem.pdf508.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.