Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1406
Título: Características psico-sociais dos cuidadores de pacientes fora de possibilidade terapêutica, internados na enfermaria de cuidados paliativos, em um hospital de referência na Cidade de Recife
Autor(es): SANTOS, Juliana Holanda dos
SANTOS, Karla Francielly Siqueira
AGUIAR, Nilvânia Maria Ferreira de
Palavras-chave: Assistência integral à saúde
Emoções
Cuidados paliativos
Data do documento: 2013
Resumo: Resumo Objetivos: Identificar o perfil psico-social de cuidadores que acompanham pacientes internados em uma enfermaria de cuidados paliativos e avaliar as mudanças e dificuldades ocorridas em sua vida. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, do tipo censo. Durante o período de dois meses de estudo foram entrevistados 53 acompanhantes dos pacientes que estavam internados na enfermaria de cuidados paliativos, de um hospital de referência na cidade de Recife. Resultados: Entre os principais achados, verificou-se que 71,7% dos cuidadores eram do sexo feminino, 35,8% encontravam-se na faixa etária de 36 e 45 anos de idade e 45,29% eram solteiros. Dos cuidadores 49,6% relataram uma renda média mensal de um salário mínimo. Com relação ao grau de parentesco predominaram os filhos 24,5% e cônjuge 16,8%. Não sofreram mudanças em sua autoestima 58,49% e 33,96% consideram sua qualidade de vida regular. Conclusões: O ato de cuidar é algo intrinsecamente humano e cresce na sociedade atual, fazendo-se importante estudar a relação entre o cuidador e a pessoa alvo dos seus cuidados. Palavras-chave: assistência integral à saúde, emoções, cuidados paliativos.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1406
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jessica holanda dos santos - enfermagem.pdf610.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.