Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1416
Title: Avaliação da independência funcional de pacientes com acidente vascular encefálico em um centro de reabilitação de alta complexidade
Other Titles: Evaluation of functional independence of patients with stroke in a rehabilitation center high complexity
Authors: CARVALHO, Maria Priscila Bezerra
LIMA, Marcela Raquel de Oliveira
CAVALCANTI, Ada Salvetti
Keywords: Acidente vascular cerebral
Avaliação da deficiência
Área de dependência-independência
Issue Date: 2013
Abstract: RESUMO: Objetivo: Avaliar a independência de indivíduos com seqüelas de AVE para realizar as atividades de vida diária e sociais antes de iniciarem a reabilitação. Métodos: Trata-se de um estudo transversal e descritivo, no qual foram avaliados 19 pacientes com idade entre 38 e 70 anos de ambos os gêneros, através da aplicação da Medida da Independência Funcional (MIF), durante o período de abril a junho de 2013. Resultados: Todos os pacientes avaliados demonstraram dependência em pelo menos uma atividade da vida diária ou locomoção. Os domínios da MIF em que os pacientes apresentaram maior independência foram o controle dos esfíncteres, comunicação e cognição social; e entre os de maior dependência, destacaram-se as categorias de cuidados pessoais e locomoção. Conclusão: A Medida de Independência Funcional é um instrumento de aplicação rápida e prática, capaz de medir a demanda de cuidados necessários para os indivíduos que possuem alguma incapacidade, o que pode auxiliar no planejamento da reabilitação. Com relação aos pacientes avaliados nesse estudo, observou-se um nível de dependência maior nas atividades motoras. Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral; Avaliação da deficiência; Área de dependência-independência.
Description: Trabalho a ser submetido à banca de avaliação como parte dos requisitos para conclusão do curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1416
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria priscila - fisioterapia.pdf483.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.