Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1423
Title: A eficácia da cinesioterapia na incontinência urinária no pós-operatório de prostatectomia radical: uma revisão da literatura
Authors: FONSECA, Lorena Loreto da
ALCÂNTARA, Amanda Carolina Almeida de
Keywords: Incontinência urinária
Prostatectomia radical
Cinesioterapia
Issue Date: 2013
Abstract: RESUMO Objetivo: Realizar uma revisão da literatura sobre a utilização da cinesioterapia como forma de tratamento da incontinência urinária no pós-operatório de prostatectomia radical. Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura de Março à Novembro de 2013. O levantamento bibliográfico foi realizado com publicações dos últimos 10 anos (2003 – 2013) em cinco bases de dados eletrônicas: BIREME (Biblioteca Virtual em Saúde), SCIELO (Scientific Eletronic Library on Line), LILACS (Literatura Latino – Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), PUBMED (U.S. National Library of Medicine) e MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online). As palavras-chave utilizadas para isso foram: incontinência urinária, prostatectomia radical e cinesioterapia. Também em inglês e espanhol. Resultados: Dos 65 artigos encontrados, somente 4 artigos utilizavam a cinesioterapia como forma de tratamento para a incontinência urinária no pós-operatório de prostatectomia radical. Considerações finais: Através dessa revisão verificamos a importância do tratamento fisioterapêutico utilizando a cinesioterapia na reabilitação desses pacientes. Assim foi possível visualizar essa eficácia nos resultados finais das pesquisas. Palavras-chave: incontinência urinária, prostatectomia radical e cinesioterapia.
Description: Artigo apresentado a Faculdade Pernambucana de Saúde como Trabalho de Conclusão de Curso de Fisioterapia com o objetivo de obtenção do Título de Bacharel em Fisioterapia.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1423
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lorena loreto - fisioterapia.pdf674.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.