Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1426
Title: Prevalência dos desconfortos musculoesqueléticos entre músicos profissionais da banda sinfônica de uma base aérea militar
Authors: DAMASCENO, Katherine Rissin
LIMA, Marina Cousseiro de
OLIVEIRA, Rafael Batista de
Keywords: Risco ocupacional
Dor musculoesquelética
Ergonomia
DORT
Músicos
Issue Date: 2012
Abstract: RESUMO Contexto: Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, surge uma grande diversidade de outras profissões, a exemplo da música. A música normalmente remete às pesso as uma sensação de conforto e prazer, tornando assim difícil imaginá la como fator de risco desencadeante de lesões. Objetivos: Este estudo buscou através de uma aná lise encontrar a prevalência de desconforto musculoesquelético relacionado ao trabalho entr e músicos profissionais militares de uma banda sinfônica. Métodos: Participa ram da pesquisa 48 voluntários , onde realizou se uma analise individual utilizando o D iagrama de Dor de Corlett & Manenica e aplicando um questionário formulado pelos pesquisadores . Os dados avaliados foram comparados e formulados em tabelas. Resultados: A pesquisa foi realizada com 97,9% de participantes do sexo masculino e 2,01% do sexo femini no. As tabelas resultadas da aná lise com os músic os mostraram um total de 93,75% que realiza pausas durante os ensaios e 79,16% não realizam alongamentos antes de ensaiar, mostrando também que 89,58% realizam exercícios regularmente, onde também 52,08% informaram sentir dor na lombar. Conclusões: Os resultados do presente estudo não foram satisfatórios, pois as intensidades dos desconfortos musculoesqueléticos relatados pelos músicos foram de leve a moderado. O fato da maioria dos músicos entrevistados realizarem exercícios regularmente e fazerem pausas durante os ensaios pode justificar os res ultados. Palavras-Chave: Risco Ocupacional, Dor musculoesquelética, Ergonomia, DORT, Músicos.
Description: Pesquisa apresentada ao Departamento de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde na qualidade de Trabalho de Conclusão de Curso realizado pelas estudantes Katherine Rissin Damasceno e Marina Cousseiro de Lima, orientado pelo professor e pesquisador responsável Rafael Batista de Oliveira, como requisito parcial para obtenção de grau de bacharel em fisioterapia.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1426
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
katherine rissin - fisioterapia.pdf676.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.