Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1450
Title: Análise de retenção e conhecimento acerca de suporte básico de vida em estudantes de medicina em faculdade de Pernambuco: um estudo prospectivo
Authors: TEIXEIRA, Guilherme Azevedo
SANTOS, Maria Eduarda Barbosa Abrantes
COSTA, Maria Eduarda Rodrigues
JORDÁN, Arturo de Pádua Walfrido
SOUZA, Edvaldo da Silva
VALENTIM, Eliana
Keywords: Emergências
Reanimação cardiopulmonar
Educação de graduação em medicina
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Introdução: A manobra de ressuscitação cardiopulmonar é uma habilidade necessária aos alunos de Medicina. Porém, há menor retenção do conhecimento do assunto a longo prazo, repercutindo na qualidade do atendimento ao paciente. Objetivo: Analisar o conhecimento teórico e habilidades práticas, e sua retenção, sobre Suporte Básico de Vida (SBV) em estudantes de medicina do primeiro período da Faculdade Pernambucana de Saúde. Método: Estudo quantitativo, analítico, observacional e prospectivo, com questionários teórico-prático e simulações práticas. Realizadas três mensurações, com intervalo de -1;0;4 meses, considerando-se T0 o momento após a aula de SBV. A amostra foi obtida por conveniência. Para análise, foram utilizados frequências, médias, e percentuais com intervalos de Confiança (CI) de 95%, com nível de significância estatística <0,05. Resultados: Foram incluídos 61 estudantes do primeiro período de medicina. Dividiu-se em três frases, com “n” de 61 no pré-teste (M0), 31(50,8% da amostra inicial) no pós-teste imediato (M1), e 18(29,5% da amostra inicial) no pós-teste tardio (M2). Respectivamente nos momentos M0, M1 e M2, a média de acertos teóricos foi de 32,6%, 59,8% e 62,6%; e no prático, de 33,3%, 72,2%, e 65,1%. Conclusão: Este estudo observou um ganho de conhecimento satisfatório imediatamente após intervenção, bem como melhores resultados de retenção quando comparado à literatura mundial. Todavia, a minoria dos alunos alcançou a taxa de acertos mínimos proposta pela American Heart Association (AHA). Isso reflete a necessidade de uma abordagem educacional mais eficiente sobre SBV, garantindo melhores taxas de aprendizado e retenção, com impactos positivos nos desfechos da Parada Cardiorrespiratória (PCR). Palavras-chave: Emergências; Reanimação Cardiopulmonar; Educação de Graduação em Medicina.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1450
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.