Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1453
Title: Perfil clínico-epidemiológico e desfechos de gestantes admitidas na enfermaria de gestação de alto risco do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), Setor Não-Covid, durante a pandemia: estudo de coorte ambidirecional
Authors: PONTES, Ana Luiza Constantino
VASCONCELOS, Thâmara Raquell de Souza
LIRA, Gabriela Couto Maurício de Paula Melo
REGO, Judith da Silva Assis Correa
KATZ, Leila
MELO, Brena Carvalho Pinto de
Keywords: Gravidez de alto risco
Complicações na gravidez
Perfil epidemiológico
Saúde da mulher
COVID-19
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Objetivo: descrever o perfil clínico - epidemiológico e desfechos de gestantes internadas numa enfermaria de gestação de alto risco, setor não COVID-19, durante o período de restrição das admissões devido a pandemia. Métodos: estudo de coorte ambidirecional, com dados da fase retrospectiva coletados via prontuário e, da fase prospectiva, através de formulário de coleta. O banco de dados foi construído pelo o Epi Info 3.5.1 e a análise feita no Analyze Data. Resultados: foram analisados os dados de 412 gestantes, 352 do braço retrospectivo e 60 do prospectivo. A idade média das gestantes foi de 27,7 anos, 61% eram pardas, 67,4% viviam com o companheiro e 60,6% moravam na RMR; 72% eram multigestas, 64,7% eram multíparas e 68,6% nunca abortaram. 44,4% internaram exclusivamente por motivos clínicos, 20,9% exclusivamente por motivos obstétricos e 34,7% por ambos. Quanto aos desfechos maternos, 74,3% pariram via cesariana, 16,2% precisaram de UTI obstétrica e o tempo médio para alta pós-parto foi de 4,1 dias. Em relação aos recém- nascidos (n=26) do prospectivo, 65,4% nasceram prematuros, 65,4% foram para UTI neonatal, 38,5% usaram antibiótico, 23,1% precisaram de surfactante, 53,8% necessitaram de suporte ventilatório e 11,5% morreram. Conclusão: o conhecimento sobre o perfil clínico-epidemiológico das gestantes auxilia na criação de estratégias para redução da morbimortalidade materno-infantil. Palavras-chave (DeCS): Gravidez de Alto Risco. Complicações na Gravidez. Perfil Epidemiológico. Saúde da Mulher. COVID-19.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1453
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.