Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1464
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Lucas Lopes-
dc.contributor.authorFERREIRA, Fernando Victor Camargo-
dc.contributor.authorBARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes-
dc.contributor.authorMELO, Mônica Cristina Batista de-
dc.contributor.authorJORDAN, Arturo de Pádua Walfrido-
dc.date.accessioned2022-11-29T13:08:36Z-
dc.date.available2022-11-29T13:08:36Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1464-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Durante a pandemia da COVID-19 fez-se necessária a adoção de medidas emergenciais para prevenir e controlar a disseminação do Sars-Cov-2, como a quarentena e o isolamento social. Porém, tais medidas afetaram a população nas mais diversas esferas de vida, interrompendo sua rotina diária e causando impactos negativos na saúde mental. Um dos principais grupos afetados foram os estudantes universitários, sabidamente reconhecidos pela vulnerabilidade nesse quesito. Objetivos: Avaliar a frequência de sintomas de depressão e de ansiedade, motivação auto referida e percepção sobre preparo docente para atividades remotas durante a pandemia da Covid-19, em estudantes de medicina. Métodos: Estudo descritivo, transversal com estudantes de medicina. A coleta foi realizada online, durante a pandemia. Foi utilizado questionário sociodemográfico e das Escalas Generalized anxiety disorder 7 (GAD-7) para ansiedade e 9-item patient health questionnaire (PHQ-9) para depressão. Resultados: Dos 102 indivíduos que corresponderam aos critérios de inclusão do estudo, 84,16% dos participantes foram categorizados como com algum grau de depressão pela Escala do PHQ-9. Enquanto isso, 37,25% dos participantes foram categorizados para transtorno de ansiedade generalizada, de acordo com a GAD-7. A motivação para o ensino remoto durante a pandemia foi descrita como média em 57,84% e baixa em 33,33%. O preparo da equipe docente foi relatado como moderado em 46,08% e ruim para 13,73%. Conclusão: O presente estudo identificou a presença de grande número de estudantes de medicina com sintomas de ansiedade e depressão, durante o período do isolamento social. Em relação a atividades remotas, o preparo de docentes e a motivação dos estudantes é parte imprescindível para garantir a aprendizagem e melhorar o desempenho. Palavras-chave: COVID-19; ansiedade; depressão; estudantes universitários; medicina.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.titlePandemia da Covid-19: repercussão na saúde mental, motivação e ensino dos estudantes de medicinapt_BR
dc.title.alternativeCovid-19 pandemic: impact on mental health, motivation and teaching of medicine studentspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.