Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1472
Title: Qualidade de vida como fator preditivo de óbito precoce em mulheres idosas com câncer ginecológico: uma coorte retrospectiva
Authors: LIMA, Emanuel Pedro Bonifacio de
GONSIOROSKI, Lucas Pacheco
MELO, Maria Eduarda Carvalho Velozo de
COSTA JUNIOR, José Iran da
LIMA, Jurema Telles de Oliveira
MELLO, Maria Júlia Gonçalves de
Keywords: Qualidade de vida
Neoplasias dos genitais femininos
Sobrevida
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Objetivos: Analisar a qualidade de vida (QV) Global como fator preditivo para óbito em até 180 dias em pacientes idosas com câncer ginecológico. Métodos: Coorte retrospectiva, envolvendo mulheres com idade 60+, diagnosticadas com câncer ginecológico, acompanhadas na oncogeriatria do IMIP entre 2015-2021. Foram analisados dados sociodemográficos, clínicos, a avaliação geriátrica ampla e a QV (questionário EORTC QLQ-C30) na admissão na coorte. O desfecho estudado foi o óbito em até 180 dias. Análise realizada no Stata 13.0 determinou os fatores de risco para o óbito utilizando a regressão multivariada de Cox e o teste t student para comparar a média dos escores de QV. A probabilidade de sobrevida global foi estimada pelo Kaplan–Meier. Resultados: Na coorte envolvendo 274 pacientes com mediana de idade 72 anos, 13,5% faleceram em até 180 dias. A média de QV global foi maior entre as sobreviventes e a probabilidade de sobrevida foi maior nas pacientes que tinham melhor QV (p<0,001). Após ajustes pelos fatores de risco (topografia do câncer no colo do útero, doença metastática e o Karnofsky ≤ 50), a QV Global foi fator de proteção (HR = 0,99; IC95% 0,98-1,00; p = 0,031). Conclusão: Melhor escore na avaliação da QV Global foi fator protetor para o óbito precoce em idosas com câncer ginecológico.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1472
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.