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Título: Compreensão de professores e coordenadores de uma escola particular de recife sobre alienação parental
Autor(es): PONTES, Ana Júlia Correia
DIAS, Rafael Medeiros Machado
CARVALHO, Esther Loges de
LEITE, Isabelle Diniz Cerqueira
MAGALHÃES, Maria Valéria de Oliveira Correia
Palavras-chave: Alienação parental
Síndrome da alienação parental
Professores; coordenadores
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Cenário: A família desempenha um papel fundamental na constituição dos indivíduos, pois organiza a personalidade e influencia o comportamento de seus membros através de ações e medidas educativas. Contudo esse grupo não está isento de conflitos que podem gerar estresse familiar, acarretando em separação do casal. A exposição de crianças e adolescentes a conflitos conjugais é um fator de risco pois tendem a presenciar cenas de discórdia que causam sentimentos de desproteção, tristeza e abandono, que são agravados quando vivenciam alienação parental. Esse fenômeno é caracterizado pela tentativa do adulto alienador - que pode ser o pai, a mãe, avós, ou outro adulto familiar que tenha autoridade sobre a criança ou adolescente - de afastar o filho do relacionamento com o genitor-alvo da alienação e com sua família, sugerindo ao jovem pensamentos, memórias e sentimentos que fazem com que seus laços afetivos sejam comprometidos ou até mesmo rompidos com esse genitor-alvo. Os resultados da alienação parental sobre a criança ou adolescente, que são suas verdadeiras vítimas, implicam em conflitos familiares e psicológicos, classificados como Síndrome de Alienação Parental (SAP), que diz respeito às consequências emocionais e comportamentais apresentadas pela vítima. A criança ou adolescente vítima da SAP, por ser atingida das mais variadas formas em todo esse processo, pode desenvolver problemas emocionais diversos, bem como dificuldades no contexto escolar. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de investigar a compreensão de professores e coordenadores de um colégio da rede particular de ensino da cidade do Recife sobre alienação parental. Método: O estudo se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso. Sendo em caráter transversal, a investigação se dá no tempo presente, objetivando ser explicativa, e atentando-se para os fatores que estão implicados nas repercussões da temática estudada no referido colégio. Considerações Éticas: O estudo seguiu os princípios éticos conforme a resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FPS através do CAAE nº 43045321.0.0000.5569, sendo iniciado apenas após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelas participantes, para as quais foram garantidos o sigilo e anonimato. Resultados e Discussão: Participaram desta pesquisa 04 professores e 02 coordenadoras, sendo 05 do sexo feminino e 1 do sexo masculino. Dentre esses professores, 02 atuam no Ensino Fundamental I, e 02 no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Uma das coordenadoras atua no Ensino Fundamental I e outra no Ensino Fundamental II. Foram construídas três categorias: 1) O que sabem sobre alienação parental e SAP, 2) Como identificam alienação parental e SAP nos alunos, 3) O que fazem a respeito. Os professores e coordenadores entrevistados apresentaram algum conhecimento sobre a alienação parental, demonstrando saberem do que se trata a problemática. No entanto, ao serem questionados quanto ao que seria a Síndrome da Alienação Parental (SAP), os entrevistados alegaram não conhecer esse conceito. Contudo, ao longo da entrevista pareceram demonstrar que sabiam do que se tratavam a SAP, desconhecendo apenas a sigla “SAP” e detalhes sobre a síndrome, o que poderia acarretar em confusão com outras condições ou situações vivenciadas por seus alunos. Apesar disso, alegaram sentir-se aptos a identificar caso algum aluno esteja sofrendo alienação parental, seus efeitos no desenvolvimento do jovem e em seu rendimento escolar, e a necessidade de se articularem junto às famílias e a psicologia na prevenção do problema. Diante desses resultados, sugere-se que pesquisas futuras voltadas a esse tema sejam realizadas em mais escolas privadas, bem como em escolas da rede pública de ensino, e com um número maior de participantes, professores e coordenadores, para que o tema seja melhor compreendido em um contexto escolar amplo. Sugere-se também que estudos futuros incluam a investigação com psicólogos escolares, bem como com os próprios alunos, a fim de identificar o que sabem e o que fazem a respeito desse tema. PALAVRAS-CHAVE: Alienação parental; síndrome da alienação parental; professores; coordenadores.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca de avaliação como pré-requisito para Conclusão de Curso da Graduação em Psicologia
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1473
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