Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1479
Title: Avaliação de níveis de hemoglobina em crianças e adolescentes com doença inflamatória intestinal tratadas com imunobiológicos
Authors: LEÃO, Lucas Ramalho Carneiro
MELO, Maria Vitória Cavalcanti Barbosa Pessoa de
ARAÚJO, Maria Beatriz Siqueira de
VIANA, Larissa de Andrade
MARMO, Michela Cynthia da Rocha
Keywords: Doença de Crohn
Retocolite ulcerativa
Medicamentos biologicos
Anemia
Crianças
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Objetivo: Avaliar os níveis de hemoglobina, ferro, ferritina, saturação de transferrina em pacientes com doença inflamatória intestinal em uso de imunobiológicos. Método: Estudo de corte transversal, desenvolvido no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, entre setembro de 2021 a agosto de 2022, com pacientes do ambulatório de Doença Inflamatória Intestinal do Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do IMIP. Os dados foram coletados através de formulário criado por consulta de prontuários dos pacientes. A análise estatística foi realizada pelo programa Epi-Info (versão 7.2.2.6). Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde. Resultados: Foram incluídas 19 crianças, 11 do sexo feminino, a mais nova com 31 meses. Todas usando regularmente infliximabe. Pelos critérios da Organização Mundial de Saúde, sete (36,84%) tinham anemia na primeira infusão do infliximabe, reduzindo para 2 e 3 respectivamente na segunda e terceira infusões. Nenhum paciente necessitou de hemotransfusão após início do imunobiológico. Uma paciente de 62 meses, com diagnóstico de retocolite ulcerativa apresentou 6,3 de hemoglobina na primeira infusão de manutenção, sendo realizado tratamento com ferro venoso. Conclusão: Não foi possível realizar descrição significativa da evolução dos níveis de hemoglobina dada a pequena amostra. Não houve queda clinicamente significativa dos níveis de hemoglobina nos momentos de uso de imunobiológicos estudados. Palavras-chaves: Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa, Medicamentos Biologicos, Anemia, Crianças.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1479
Appears in Collections:Medicina



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.