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Title: Crescer e aprender: a entrada precoce na educação infantil e suas repercussões no desenvolvimento da criança
Authors: SILVA, Izabella Luiza Batista Alves e
OLIVEIRA, Marcelly Larissa Santana de
CAMPELO, Aline
Keywords: Educação Infantil
Escola
Desenvolvimento infantil
Psicoeducação
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Introdução: A educação infantil é responsável pela inserção da criança no mundo escolar, sendo direcionada para crianças dos primeiros meses aos cinco anos de idade, é a responsável por um período onde as crianças irão trabalhar tanto a formação social quanto a intelectual. De acordo com a resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009 do Conselho Nacional de Educação, é obrigatória a matrícula de crianças na educação infantil a partir dos 4 anos, porém, mesmo com as definições de idade para cada etapa, ainda é vista uma entrada prematura de crianças nesta primeira fase. Sendo assim, o presente estudo visa ressaltar a importância da resolução e do parecer publicados pelo CNE/CEB em 2009 relacionando-os com os conceitos de desenvolvimento tragos por Piaget e Vygotsky. Objetivo: Elaborar um produto psicoeducativo e informativo em formato de cartilha para pais e professores a respeito da inserção de forma prematura da criança no ensino infantil. Método: A cartilha foi construída com base em um modelo de desenho instrucional, composto por cinco etapas segundo o método ADDIE, abreviatura em inglês das palavras: Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. Partiu-se de um levantamento bibliográfico sobre o tema, a fim de desenvolver um material que pudesse ser utilizado pelos pais e professores. Após a confecção das cartilhas no formato digital, espera-se que ela possa ser disponibilizada de fácil acesso ao público-alvo. Resultados e Discussão: A versão final da cartilha resultou em um produto psicoeducativo e informativo destinado a pais e professores a respeito da entrada precoce da criança na vida acadêmica. Conclusão: Consideramos que o presente trabalho traz contribuições significativas para a comunidade científica, visto que é um tema pouco recorrente na literatura. A produção desta cartilha foi direcionada a compreensão e disseminação desta temática, entendendo como fundamental a atuação da Psicologia no contexto da Educação Infantil e a elaboração de materiais psicoeducativos que busquem contribuir e acrescentar na visão e acúmulo teórico relacionado ao tema em questão. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil; Escola; Desenvolvimento Infantil; Psicoeducação
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde, como requisito para obtenção do Bacharel em Psicologia.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1485
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