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dc.contributor.authorFERRAZ SEGUNDO, Zenildo Ernesto-
dc.contributor.authorWANDARK FILHO, Ivo-
dc.contributor.authorFRAGA, Arthur Felipe Cordeiro-
dc.contributor.authorGOMES, Eduardo Ribas Izidro-
dc.contributor.authorFONTE, Eduardo Jorge Abrantes da-
dc.date.accessioned2022-12-05T13:33:40Z-
dc.date.available2022-12-05T13:33:40Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1487-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: O envelhecimento deixou de ser um fenômeno para a sociedade e já faz parte da realidade em todos os países, refletindo um crescente aumento na prevalência de demência, condição bastante frequente nessa população. Logo, emerge-se a necessidade de uma adequada preparação no que tange ao conhecimento e atitudes de futuros profissionais de saúde. Objetivo: Este trabalho busca evidenciar a importância do estudante de medicina em identificar um paciente com o quadro de demência, checar o conhecimento dos alunos sobre a epidemiologia, fatores de risco, diagnóstico e manejo correto dos pacientes com demência e analisar as atitudes dos estudantes em relação aos indivíduos com demência. Método: Estudo descritivo, analítico do tipo corte transversal, onde foram aplicados questionários com perguntas a serem respondidas pelos participantes. A coleta de dados foi desenvolvida em plataforma online para os estudantes de medicina do 5º e 6º ano da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Resultados: Houve um total de 111 alunos, com predomínio do sexo feminino e com a maior parte pertencendo ao nono período do curso. Quanto à pergunta sobre se tiveram treinamento acerca das alterações cognitivas das demências, a maioria respondeu afirmativamente, porém esse conhecimento foi predominantemente teórico e uma pequena parcela dos estudantes realizou curso extracurricular acerca do tema. Os alunos alcançaram um rendimento superior a 60%, chamando atenção o baixo rendimento nas perguntas que avaliam diagnóstico definitivo, diagnóstico diferencial e sintomatologia. A maioria dos alunos soube identificar corretamente o efeito das medicações utilizadas no tratamento de demência. As maiorias dos estudantes entram em concordância a respeito de que muito pode ser feito para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com demência e de seus cuidadores, discordando que eufemismos devem ser utilizados na abordagem a esses. Conclusão: Diante do exposto, é possível perceber que apesar do aumento expressivo da prevalência da demência na população mundial, o estudo mostrou que as respostas ao questionário tiveram percentual de acertos abaixo do esperado, e esses dados podem sugerir a necessidade de uma maior atenção no processo de ensino-aprendizagem por parte da faculdade, além de promoção de atividades extracurriculares sobre esse tema. Palavras-chave: Demência. Idoso. Conhecimento. Estudantes de medicina.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDemênciapt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.titleNível de conhecimento e atitudes, sobre a demência, entre estudantes do quinto e sexto ano de medicina em uma faculdade de referência no Recifept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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