Please use this identifier to cite or link to this item: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1489
Title: Perfil nutricional dos pacientes pediátricos submetidos a cirurgia de grande porte em um hospital de referência Norte-Nordeste
Authors: ALMEIDA, Renata Cazeira Rocha de
GONÇALO, Maria Eduarda Soares
SANTOS, Ililian Kleisse Ferreira da Silva
SILVA, Dayse Rafaele Lima dos Santos
Keywords: Antropometria
Avaliação nutricional
Cirurgia eletiva
Pediatria
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Objetivo: avaliar o perfil nutricional dos pacientes submetidos a cirurgia pediátrica de grande porte em um hospital de referência norte-nordeste. Métodos: realizou-se um estudo transversal descritivo no ambulatório de nutrição materno infantil de uma instituição de referência. Foram incluídas crianças e adolescentes de até dezesseis anos completos candidatos a cirurgias eletivas de grande porte de ambos os sexos. As variáveis analisadas foram: idade, sexo, procedência, escolaridade do responsável e renda familiar mensal. Os dados foram coletados somente após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. A análise estatística dos dados foi realizada através do programa Statistical Package for the Social Science (SPSS) para Windows 11.0. Resultados: a amostra do estudo foi de 43 pacientes onde se observou predominância do sexo masculino (62,8%). Em relação aos dados socioeconômicos, 53,4% reside em regiões do interior do estado de Pernambuco, enquanto 25,5% vivem fora da capital do estado. O megacólon congênito, a anomalia anorretal e a hidronefrose/hidroureteronefrose foram os diagnósticos mais prevalentes, sendo estes apresentados com os respectivos percentuais: 35%, 32,6% e 14%. Em relação aos dados antropométricos o diagnóstico nutricional teve como base o parâmetro de IMC/I, onde foi observado que 19% da amostra apresentava alguma alteração nutricional. Segundo os parâmetros de CB foi encontrado que 50% da amostra encontram-se com alteração, sendo 26,5% com diagnóstico de desnutrição. Conclusão: com os resultados é possível identificar uma prevalência dos casos de eutrofia, mas um percentual preocupante de pacientes pediátricos com estado nutricional inadequado sendo submetidos a cirurgia. Sendo assim, o acompanhamento precoce com equipe multidisciplinar, incluindo o profissional nutricionista, durante período pré-operatório se faz necessário, visto que os procedimentos cirúrgicos por si só geram desequilíbrio metabólico e de demandas energéticas diferenciadas, o que pode trazer maiores riscos e desfechos negativos durante e após procedimentos cirúrgicos. Palavras Chave: Antropometria. Avaliação nutricional. Cirurgia eletiva. Pediatria.
Description: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para o curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://tcc.fps.edu.br:80/jspui/handle/fpsrepo/1489
Appears in Collections:Nutrição



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.